15 de agosto de 2014

Cidade de Serra Preta faz aniversário

Igreja do Bom Conselho em Serra Preta.                    Foto Arquivo
Há exatos 292 foi edificada a capela, financiada por João Carneiro de Oliveira, onde homenageou Nossa Senhora do Bom Conselho. 15 de agosto de 1722 é a data convencionada para a origem da Cidade de Serra Preta. Porém, há quem afirme que essa data o povoado foi beneficiada com a construção da capela e o povoado passou a se chamar Boa Vista do Bom Conselho, o leva a crê que já existia um núcleo urbano bem antes.

Polêmicas a parte, a data de 15 de agosto de 1722 já é bem significativa e coloca Serra Preta como um dos centros urbanos mais antigos do Brasil. Porém, em 1938, o povoado foi elevado à condição de Vila de Serra Preta e subordinado ao município de Ipirá. Serra Preta só conquista sua emancipação em 19 de dezembro de 1953.

Como o poder público ou nenhuma entidade debate a questão, é comum os moradores se confundirem o aniversário da cidade com o aniversário de emancipação. Outra questão importante, que o nosso blog sempre se preocupa, é a preservação do patrimônio arquitetônico que Serra Preta possui e que vem sofrendo alterações ou mesmo destruída pela ação do tempo.

Desejamos felicidade aos moradores da cidade de Serra Preta e consciência para manter vivo este patrimônio em pleno sertão baiano. 

Matérias Relacionadas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.