3 de janeiro de 2014

SERRA PRETA: Bomba-meu-boi marca o primeiro dia do ano em Bravo

A tradição do bumba-meu-boi em Bravo já dura décadas
Criança com receio de chegar próximo ao 'boi', mas pai oferece confiança
É uma tradição que não merece morrer. Centenas de pessoas acompanham o “enterro do ano” dia 31 de dezembro em Bravo, distrito de Serra Preta (148 km de Salvador), e no dia 01 de janeiro, durante o pôr do sol, o bumba-meu-boi circula pelas principais ruas do distrito.

É uma festa feita pelo povo para o povo. Chico de Ventura e amigos são os criadores do evento. Sem quase nenhum patrocínio, eles solicitam ajuda no comércio local e apoio aos moradores para confeccionar os bois e financiar em toda logística. É uma festa democrática, onde as crianças adoram, porém muitas têm um forte medo do “boi”, acompanhando apenas de longe. Outras se aproximam e desafiam o “boi”, que faz todo o seu charme e corre atrás da criançada. As famílias fazem questão de envolver os filhos.

Ricardo Sena, estudante de Cinema da UFRB, registrou fotos do evento e é um amante da cultura popular. Já Rodrigo Santana, estudante de História da UNEB, fez questão de registrar na rede social, que participaria do evento. “Aqui vamos participar de mais uma manifestação cultural em nossa comunidade”, escreveu.

Vamos torcer para que esta tradição dure anos e tenha uma atenção mais especial do poder público. É uma riqueza que se perde caso desapareça, porém um diferencial que acontece diante da padronização de bandas caras e alegoria importada na virada de ano novo!

Fotos: Ricardo Sena

Matéria Relacionada
Bumba-meu-boi em Bravo (assista ao vídeo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.