5 de março de 2012

Quando todos perdem a razão

Antonio Carneiro rebate acusação de "ficha suja" em programa de rádio

Durante a semana, o ex-prefeito Antonio Carneiro foi alvo de comentários políticos nos diversos espaços públicos de Serra Preta. Tudo por causa do texto escrito pelo blogueiro Jr Celul@res, que questiona a condição eleitoral do ex-prefeito.

Depois que o projeto da Ficha Limpa entrou em vigor, comentários vários surgiram em Serra Preta sobre os candidatos que terão dificuldades em registrar candidaturas para 2012. Diversos nomes são especulados pelos eleitores sobre as dificuldades que alguns encontrarão em driblar a nova Lei.
É bem verdade, que até mesmo muitos juristas experientes estão com dificuldades em interpretar a Lei, mas o blogueiro partiu na frente e afirmou que Antonio Carneiro é “ficha suja”. O texto argumenta que Carneiro tem contas rejeitadas e está impedido da disputa para prefeito. Certamente, a motivação do blogueiro foi em desgastar o ex-prefeito, já que o blogueiro é partidário do prefeito Adeil Figueredo, ex-aliado de Antonio Carneiro.

Em seguida, o blog Conecta Serra Preta divulgou a defesa de Carneiro, apresentando uma certidão negativa do ex-prefeito, acompanhado de texto que afirma a não condição de Antonio Carneiro como “ficha suja”. Antonio aproveita a situação e utilizou o espaço da Rádio Subaé, no Programa Ronda dos Municípios, sob o comando do âncora Valter Vieira, para se explicar e rebater a informação do blogueiro Jr Celul@ares.

Antonio Carneiro tenta intimidar blogueiro

Durante a entrevista, Antonio teve total espaço para se defender. O ex-prefeito apresenta certidões do TCU e da Receita Federal, onde afirma que nada pesa de irregular na sua conduta. Aproveitou o momento para diz que o “Grupão”, que ele deseja conduzir em torno do seu nome, agora é “Grupão de todos nós”. Fez crítica a Evandro Figueredo, candidato derrotado nas últimas eleições e seu ex-afilhado político, mas se absteve em comentar o questionamento de Valter sobre a propriedade de máquinas e carro-pipa contratados  pela prefeitura.

Até aí tudo bem. O papel do político é se aparecer mesmo, fazer as críticas, sair pela tangente de algumas perguntas inteligentes do entrevistador e tentar ganhar simpatia da população. Mas o que me estranhou foi à decisão de Antonio Carneiro entrar na justiça, segundo o próprio informou na entrevista, contra o blogueiro, alegando difamação e pede indenização por dados morais. Sei que tem esse direito, mas acho totalmente desnecessário, mesmo achando que Jr Celul@res foi leviano e não pesquisou a situação do ex-prefeito com a precisão que a informação necessita.

Fica a lição para nós blogueiros estarmos sempre pesquisando, mas vejo a postura “forte” de Antonio Carneiro como um meio de intimidar ou silenciar a opinião do blogueiro. Ninguém gosta de ser criticando, justo ou injustamente, mas se Carneiro pensar um pouco, verás que saiu no “lucro”. O blogueiro expôs por linhas tortas o que diversas pessoas pensam. Com isso, Carneiro ficou em evidência toda a semana e ainda contou com o espaço gratuito da Rádio Subaé, campeã de audiência no horário em Serra Preta, para se explicar. Jr celul@res também não deixou de ganhar alguns cliques a mais dos internautas, é claro.

Disputa jurídica só quem sairá ganhando é o advogado com seus honorários. Política se faz com o debate aberto e esclarecedor. Talvez, a inexperiência de um leigo comunicador é fruto de administradores que pouco investiram na educação, no ensino profissionalizante e na formação acadêmica dos jovens serrapretenses. 

Aí vai a dica 0800: Se Antonio quiser liderar um grupo político renovador, não pode ser o Antonio Carneiro do passado que até apelido de ditador ganhou. Os tempos mudaram. Todo remédio tem a sua dose certa. Foi por causa do blog que teve a chance de se explicar. Isso fotalece a democracia e acaba com comentários maldosos e velados pelos porões do poder. Processar o lado mais fraco é intimidação barata. Não tenho interesse, nem motivo pessoal para defender Jr Celul@, pelo contrário, até críticas não checadas já sofri do blogueiro também. Poderia estar batendo palmas, mas a luta por LIBERDADE DE EXPRESSÃO fala mais alto. Beba com moderação! Viva os blogs!

Mário Ângelo S. Barreto
Historiador, Estudante de Direito (UFBA) e Membro dos Blogueiros da Bacia do Jacuípe

Foto: Blog Conecta Serra Preta

8 comentários:

  1. Antonio Carneiro se voce for candidato e fazer grandes pronessas ao povo por favor cumpra não prometa e depois faça de conta que não deve nada aos pobres eleitores iludidos.OK !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. De certa forma vc está correto Mario, mas já passou da hora desse Junior blogueiro medir as palavras, o blog dele é muito tendioso faz de tudo para defender o prefeito e divulga mentiras o tempo todo. Sou a favor do direito de expressão, mas o uso de mentiras com segundos objetivos devem ser fortemente combatidos. Devemos zelar pela verdade. Fez bem Antonio

    ResponderExcluir
  3. Acho que Antonio fez a coisa certa, não pode pessoas sair por ai publicando mentiras, as vezes a mentira toma projeções que não tem como reparar como aconteceu com Lula no passado. Nessa situação Antonio consegui desmentir a tempo e sair super bem e ainda mais fortalecido. O que reforça o seu discurso de ter palavra. Vamos aguardar os proximos capitulos dessa novela chamada politica de Serra Preta.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...
    Boa matéria.
    O Candidato, mostrou suas garras na entrevista.Como pode falar de renovação? Nossa gente KKKK mim faça garapas. Pela lei da Ficha ele será candidato, mas na minha ele tá fora. Certo? Povo de Serra Preta tenha cuidado com esse Candidato.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem colocado Mário .
    Antonio deveria ver as coisas por esse ponto , e não querer acaba com à liberdade de expresão, vivemos em um país democrático .

    Parabéns ! O Melhor blog de Serra Preta

    ResponderExcluir
  6. Tanubio liberdade de expressão não significa publicar mentiras, os meios de comunicação devem ter responsabilidades com suas publicações. Esse Junior já tava merecendo o blog dele não tem nada de democrático. Sou a favor da liberdade de expressão com responsabilidades.
    Em 2012 queremos o grupão

    ResponderExcluir
  7. Nossa, será que o povo de Serra Preta tem memória tão fraca, cogitar a ideia de eleger Antonio Carneiro novamente prefeito deste municipio é regredir ao tempo da DITADURA. Acorda Serra Preta!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mário, a vitória da oposição passa por Antonio e Zelito, espero que os dois tenham sabedoria para conduzir a parceria.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.