2 de março de 2012

ENTREVISTA EXCLUSIVA

"Nunca imaginei sair da Bahia e poder estar ajudando irmãos brasileiros acreanos numa situação de enchente como esta"

O serrapretense Arisbel está no Acre em ajuda humanitária
O nosso blog foi em busca do serrapretense Arisbel da Silva Gonçalves, Bombeiro Militar do Estado da Bahia e membro da Força de Segurança Nacional, que está no Acre ajudando famílias que sofrem com as enchentes. 

Não foi fácil o contato com Arisbel. Sua jornada de trabalho cansativa e a dificuldade de acesso a INTERNET dificultaram o contato e a entrevista. Mas valeu a pena! Nossos leitores terão em primeira mão imagens registradas pelo nosso herói serrapretense e notícias exclusivas sobre a situação do Acre. Confira a entrevista.

Blog: Arisbel, como está à situação aí no Acre?

Em Rio Branco, capital do Acre, onde estou atuando a situação é bastante delicada. Muitos bairros foram atingidos com a cheia do rio, alagando residências e casas comerciais, deixando milhares de pessoas desabrigadas. A situação aqui é emergencial no que diz respeito à retirada das pessoas de suas casas para abrigos ou outros locais em virtude do nível do rio continuar subindo e ameaçando famílias, caso continuem em suas residências. 

Blog: Qual a sua rotina aí?

Aqui, a minha rotina começa às 08h da manhã e se encerram por volta das 20h. Nesse período, saio da base (Quartel do Corpo de Bombeiros de Rio Branco-AC) junto com uma ou duas equipes de voluntários (pessoas que trabalham em órgãos públicos ou não) que se dispusera a ajudar seus conterrâneos, vizinhos e até mesmo familiares vítimas da cheia do Rio Acre a saírem para abrigos ou casas de parentes. Com a cheia do rio e o aumento do nível, que só houve situação como essa em 1997, fizeram com que milhares de pessoas atingidas saíssem de suas casas. Além de ajudar na saída das pessoas, também atuamos na entrega de cestas básicas e água para as famílias que ficaram em casas isoladas, devido o acesso está tomado pelas águas do rio.

Blog: Como você foi escolhido para integrar as forças de ajuda humanitária?

Eu sou integrante do efetivo do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) da Força Nacional de Segurança Pública, subordinada ao Ministério da Justiça, com contrato inicial de um ano e um mês, ficando lotado no Batalhão Especial de Pronto Emprego em Luziânia-GO, cidade que fica ao entorno de Brasília-DF. É escolhido 03(três) melhores Bombeiros de cada Estado, que passa nos testes físicos (Elaborado pela própria Força Nacional), realizados em cada Estado e aqui no Batalhão, quando os mesmos se apresentam para integrar o efetivo. Esse efetivo é preparado para atuar em todas as regiões do Brasil e em todos os tipos de ocorrências e situações, onde o efetivo local dos Estados precise de reforço, isso mediante solicitação do governo do Estado ao MJ.

Blog: Quando você volta para Bahia?

Como estou à disposição da Força Nacional de Segurança Pública por um período inicial de um ano e um mês, não é possível precisar o retorno à boa terra. Sendo que durante esse período, eu tenho dispensa regulamentar para ir à Bahia visitar a família, quando assim desejar, obedecendo a critérios estabelecidos no regulamento da FN. A dispensa também depende se não surgir nenhuma necessidade emergencial, que seja preciso da atuação do efetivo do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) da Força Nacional.

Blog: Quais as principais necessidades do povo que você está ajudando?

Como estão saindo de suas residências, de início precisam de locais para se abrigar e suprir suas necessidades e de familiares. Muitos, provavelmente, não terão possibilidades de retornarem a suas casas por não haver condições de recuperar as mesmas. O Estado deverá colocar essas famílias em casas afastada da beira do rio.

Blog: Qual a lição que uma missão humanitária deste tipo deixará para você?

Olha! Uma missão como esta onde vivenciei pessoas fazendo de tudo para não perder suas vidas e seus bens, onde pude contribuir ajudando na saída delas para fora da área de risco, é muito marcante na minha trajetória profissional e de vida também. Muitas pessoas foram voluntárias, tanto ajudando na retirada e mudanças dessas pessoas como na distribuição de alimentos e água para aqueles que ficaram em áreas isoladas. Muitos ajudando a montar box nos abrigos que foram estabelecidos na cidade, essa solidariedade foi bastante positiva e deixa sempre uma lição. Então foi gratificante poder estar participando de uma missão como esta. Não deixa de ser um aprendizado para qualquer cidadão. Nunca imaginei sair da Bahia e poder estar ajudando irmãos brasileiros acreanos numa situação de enchente como esta.

Veja as fotos da situação do Acre, enviadas por Arisbel 
Bairros completamente alagados pelo Rio Acre
Segundo Arisbel, o Rio Acre subiu mais de 17 metros além do normal

Moradores tentam retirar de suas casas o que pode
Muitos moradores estão sendo resgatados em locais de difícil acesso pela FN
Desespero total para quem perdeu bens e moradias
Moradores se juntam em solidariedade mútua
Águas do Rio Acre continuam subindo
Arisbel na base do Corpo de Bombeiro. Mais fotos do Acre podem ser conferida no Facebook de Arisbel

7 comentários:

  1. Mário vc é um verdadeiro jornalista! Não sei onde vc consegue tantas notícias de serrapretenses. Fiquei alegre quando vi um serraprentese ajudando que mais precisa. O mundo é assim: um ajudando os outros. Acho tb que estamos precisando de ajuda de acreanos para libertar Serra Preta do atraso. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Arisbel, traz um pouco dessa água para Serra Preta...

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    Obrigado por visitar o blog e comentar. Até eu mesmo me surpreendi quando soube que Arisbel estava em missão no Acre. Tratei logo de saber a situação dele e do Acre. Esta matéria só foi possível com a ajuda de Alex Matos, que há tempos vem colaborando com o blog, sem nada cobrar.

    ResponderExcluir
  4. Zelito Leite03 março, 2012

    Caro Anônimo por favor se identifique pois, pedir um pouco de água para Serra Preta é uma solicitação humana e de extrema necessidade, andando pelas regiões do Buraco D’agua, Araticum, M. do Curral, Lagoa, Carocha e etc. você percebe o clamor que esta vivendo o homem que depende da zona rural para sobreviver.
    Os acreanos pediram socorro e até Serra Preta está colaborando com Arisbel e nosso Município pede socorro a quem...? a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista de Arisbel. Arisbel é um exemplo de cidadão, filho e pai, muito me honra ter esse primo e décimo segundo irmão na família, não é facil deixar esposa e filhos em Salvador para enfrentar esse desafio. Que Deus te abençõe Bel e te dê forças para representar a nossa família e o nosso município com dignidade. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Narcizo dos Santos Netto04 março, 2012

    Mais uma vez, parabéns Mário o blog está muito dinâmico com notícias bem atuais e com ótimas entrevistas. Gostei de ver esta em especial, estudei com Arisbel e fico feliz com a decisão dele de ingressar na Corporação da Polícia Militar e poder ajudar pessoas em situação de risco que é a do Acre( Neste momento), abraço meu amigo Arisbel.

    Sérgio Narcizo.

    ResponderExcluir
  7. Tive a honra de trabalhar e viver momentos emocionantes nas ocorrências com nosso amigo Mergulhador do Corpo de Bombeiros Arisbel.
    Ele e mais um dos vários homens e mulheres que abdicam da segurança de suas casas, para ajudar a quem precisa, desempenhando seu papel com amor e profissionalismo.
    Espero que os nossos governantes olhem mais para esses homens que realmente dão exemplos a cada dia de dedicação a vida em todo o brasil.
    Lembro da guarnição de "BOMBEIROS" do Rio de Janeiro que vieram a falecer num desabamento, quando estavam a caminho de ajudar soterrados na quele deslisamento de terra a mais de um ano.
    E detalhe que aqui na Bahia nem ganhamos insalubridade que e um direito que consta na CLT.
    Mesmo assim continuamos nossa luta com Amor!!!!!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.