WIRAN RIBEIRO MACHADO
"A Câmara de Vereadores, um poder responsável por debater projetos de lei e fiscalizar as contas do Poder Executivo, infelizmente em nosso Município exerce outras atribuições"
Nosso blog traz para nossos leitores um pouco do que pensa Wiran Ribeiro Machado, Bombeiro Militar e estudante do curso de Direito pela Universidade Estadual de Feira Santana (UEFS). O jovem serra-pretense, além de estudar, adora ouvir uma boa música, praticar esportes e acessar a internet. Nosso bate-papo se deu via internet.
Blog: Wiran, você faz parte de uma nova geração que busca nos estudos uma profissionalização. Você acha que o poder público de Serra Preta investe no futuro de nossos jovens?
Infelizmente o futuro de nossos jovens foi pouco priorizado em nosso município. Serra Preta fica perto de Feira de Santana e este fator facilita a profissionalização das pessoas que moram em Serra Preta, inclusive com a manutenção do transporte que levam os alunos para aquela cidade. No entanto, o investimento na educação e profissionalização, com a geração de empregos, ainda é pouco evidente. Contamos apenas com uma fábrica de sapatos, e isso, de certa forma, deixa a população sem outras alternativas de empregos.
Blog: Este ano é ano eleitoral. Como você acha que os jovens devem se comportar na escolha de um novo representante?
Verdade, este é ano de eleição. Fazer o que? Se acomodar e apenas afirmar que todos os políticos são iguais? Não só os jovens como todo cidadão devem refletir sobre essas questões na hora de escolher o governante que vai gerir a educação, a saúde, o saneamento básico, o esporte e vários outros setores da vida do Município. Analisar essas questões e decidir por um voto consciente é bem melhor que garantir compromisso com um candidato que não faz nada por você, nem por sua comunidade. Nessa época de eleição, o que não falta é candidatos que pedem seu voto, alegando falsamente, sentimentos de amizade e fidelidade. No entanto, isso é uma ilusão, pois a maioria deles quer, na verdade, é entrar para doce e próspera prefeitura. Portanto, o que resta pra nós, moradores de Serra Preta, é tentar conhecer toda essa realidade que envolve a política do município e com isso, tomar uma decisão livre de ideias conformistas que apenas propagam a manutenção do descaso com o setor público.
Blog: Como você avalia a atuação da Câmara de Vereadores de Serra Preta?
A Câmara de Vereadores, um poder responsável por debater projetos de lei e fiscalizar as contas do Poder Executivo, infelizmente em nosso Município exerce outras atribuições. Não é difícil percebemos alguns vereadores “servindo” ao seu povo unicamente com o transporte de doentes para hospitais de Feira de Santana. Nada contra em ajudar aquelas pessoas que se encontram em situação difícil. No entanto, isso é papel da prefeitura junto com a secretaria de saúde. Apesar dessa “boa intenção” (com o intuito de garantir votos), fazer um bom papel para a sociedade, essa não é a característica de um vereador. A comunidade ganharia bem mais com um integrante da Câmara Legislativa municipal atuando no sentido de fiscalizar as contas apresentadas pelo prefeito e ao mesmo tempo criar e debater projetos de interesse da população, inclusive, sobre a situação do fornecimento da saúde no Município.
Blog: Além de estudante, você também é Bombeiro em Feira de Santana. Como você analisou a relação entre o Governo do Estado e os policiais durante a greve?
Essa greve dos policiais na Bahia foi reflexo da insatisfação da tropa em relação as questões salariais adotadas pelo governo do Estado. Existe uma lei estadual que prevê uma gratificação aos profissionais que trabalham 40h (GAP V), no entanto o governador não cumpriu. Foram várias as tentativas que as associações de policiais e bombeiros militares fizeram para negociar essa situação com a administração estadual, no entanto foi em vão. A única saída que restou, na tentativa de buscar melhores condições de trabalho, foi a paralisação. O governo através da manipulação da mídia tentou criminalizar esse movimento justo, tanto que, resultaram várias prisões dos líderes do movimento. Como resultado das reivindicações, a GAP V será paga, no entanto de forma dividida até 2015. Mais que resultados econômicos (que não foram tantos, devido a esse parcelamento), a paralisação mostrou a importância que Polícia tem para a sociedade e a necessidade da valorização desses profissionais que arriscam suas vidas na repressão ao crime.
Blog: A violência é uma constante entre os jovens de Serra Preta. O que você acha que deve ser feito para amenizar essa tragédia?
A violência não é um problema em si mesmo. Antes de se falar em violência é necessário analisar outros fatores que lhe originam. Não é fácil descobrir por que o Brasil apresenta um dos maiores índices de violência do mundo. Muitos estudos existem, no sentido de descobrir quais são as suas causas e suas possíveis soluções. No caso de Serra Preta, assim como em boa parte do país, a situação não é diferente. A falta de incentivo pra a cultura, a falta de expectativa de um bom trabalho, a falta de uma base escolar solidificada, em meio a uma sociedade altamente patrimonialista são ingredientes perfeitos para a formação de uma juventude propensa a pratica de delitos.
Acho que um dos caminhos que pode ser seguido, no sentido de diminuir a violência em nosso Município, é fornecer para estes jovens incentivos a seu crescimento pessoal e profissional, isto é, criar meios que possam reforçar a esperança, a inteligência e a capacitação. Isso pode se dá, através da arte, com a implantação de escolas musicais e teatrais; através do esporte, com as “redescobertas” de outras modalidades esportivas, promoção de campeonatos escolares; ou até mesmo, através de projetos de geração de empregos. Portanto são diversas as formas que o poder público e a sociedade têm, para amenizar o problema da violência em Serra Preta. Para que isso aconteça, é preciso, uma política que priorize também essa questão de tamanha importância.
Blog: Deixa uma mensagem para jovens que desejam crescer socialmente?
Acredito que não só para crescer socialmente, mas principalmente, crescer pessoalmente, é a intenção de todos. Muitos, devido às dificuldades que enfrentam (concordo que não são poucas) acabam se desestimulando e desistindo. Entretanto temos uma arma que ninguém pode tirar da gente, o Sonho. Ele é capaz de superar qualquer barreira, qualquer obstáculo, por mais grandioso que possa parecer. Portanto, investir no sonho e procurar saber como ele pode ser concretizado é o melhor caminho pra se alcançar, não só uma boa profissão, mas a acima de tudo, a felicidade.
Veja outras entrevistas da Sessão O Paredão
Veja outras entrevistas da Sessão O Paredão
Boa entrevista, se todo jovem de Serra Preta que se formasse quisesse ajudar a nossa terra sem interesse pessoal, aqui já era outro município.
ResponderExcluirMário quem é esse rapaz? Quando penso que Serra Preta não tem jeito, vc acha uma pessoa com boa ideia. O Blog ta de parabéns.
ResponderExcluirAntonio - São Paulo, Capital.
Como conheço Wiran, para mim essa entrevista não poderia ser diferente, uma pessoa sensata e sentimental com as várias injustiças sociais que convivemos no nordeste. Serra Preta e outras cidades serão diferentes quando essa nova geração comprometida com o futuro estiver na administração pública. Preciso conhecer o colega Wiran numa ocorrência de bombeiros, farei questão de dá o maior calor nele.kkkkkkkkkk
ResponderExcluirParabéns ao blog na pessoa de Mário Angelo e Wiran pelas palavras sabias e sinceras.
A educação não salva tudo, mas sem ela a mudança é impossível. Parabéns pela entrevista, o blog ta de parabéns!!!
ResponderExcluirWiran e Mário não são aqueles estudantes que vão para Serra Preta só pra beber e se exibir de carro novo. Gosto de pessoas simples e que pensam na terra, adorei a entrevista.
ResponderExcluirWiran você me surpreendeu, ao analisar a sua entrevista com nosso estimado Prof. Mario Ângelo, vi o quanto você se encontra preparado, pronto o bastante com discernimento e capacidade para assumir grandes responsabilidades, você sabe o que quer, continue assim, simples, humilde, sem vaidades, Serra Preta vai muito se orgulhar de Você como de tantos outros filhos que dignificam nossa Terra e que os nossos jovens e adolescentes realizem os seus sonhos mirando-se nesses exemplos. Querer é poder. Felicidades.
ResponderExcluir