7 de fevereiro de 2012

Crise na segurança pública da Bahia tem repercussão internacional

Os conflitos vividos na capital baiana em decorrência da greve da Polícia Militar na Bahia ganharam espaço na imprensa internacional nos últimos dias. Jornais, TVs e sites noticiosos mostram que a crise está instalada a dez dias do Carnaval.

O espanhol ‘El País’, cita o sociólogo Emilson Lopes Junior e assinala que o problema não é só baiano, mas já atingiu estados como Ceará e Maranhão, e pode se estender a Espírito Santos e Rio de Janeiro.

Para o sociólogo, o problema tem uma faceta política e outra sociológica. Na questão política, os governos estaduais se mostraram incapazes de resolver a questão da segurança pública.
O argentino ‘Clarín’, afirma que a tensão cresceu em Salvador com o incidente na Assembleia Legislativa nesta segunda (6). Ele também fala da suspeita de que policiais rebelados tenham organizado saques ao comércio da capital.

O ‘Wall Street Journal’ citou denúncias de que os próprios PMs teriam incentivado a onda de crimes, afirmou que a situação ficou mais calma no domingo com a chegada de tropas federais e lembrou que Salvador é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

CNN citou os saques e assassinatos ocorridos em Salvador em seguida à decretação da greve, e lembrou que Salvador é uma das cidades mais violentas do país.

Fonte: Bahia Toda Hora

Um comentário:

  1. o carnaval desse ano vai ser um fiasco. Se eu fosse wagner entregava o cargo, pois provou que chegou ao seu limite.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.