22 de dezembro de 2011

Em busca da fênix: Serra Preta tem saídas

Esquecida no tempo, Serra Preta possui um patrimônio histórico de valor imensurável
Praça histórica, mas sem a devida valorização

Lago secular, atualmente poluído, mas que foi parada obrigatória para as tropas portuguesas colonizarem a região

De capela a Igreja, o Templo do Bom Conselho nasce junto com a vila
Serra Preta está a cerca de 160 km da capital da Bahia. Bastante próxima para os padrões atuais. Mas nem sempre foi assim. É comum ouvir histórias que, há 40 anos, se demoravam horas para se chegar a Salvador. Serra Preta no século XIX era um lugar estratégico para os desbravadores capitalistas portugueses. Localizada no pé da serra do Taquari, cercada de floresta e com um lago de água doce permanente (hoje poluída), não é difícil perceber o porquê do surgimento de uma vila administrativa.  Porém, só conseguiu se elevar a categoria de cidade em 1954.

Mas a ideia aqui não é relatar a história propriamente dita de Serra Preta, mas sim fazer a defesa do presente através de seu passado. É redescobrir Serra Preta. A cidade não cresceu urbanamente como se esperava. Conservou-se, relativamente, sua originalidade de um passado distante. O povo que hoje habita é constituído de pessoas de baixa renda, sem emprego e desassistida pelos governos. Talvez, todo esse cenário social foi determinante para se preservar sua maior riqueza: o parque arquitetônico em pleno sertão baiano.

Serra Preta possui casarões, calçadas e traços urbanos dignos de reconhecimento histórico baiano. Se o Brasil fosse um país preocupado com a sua história, Serra Preta já seria tombado há vários anos. A prefeitura municipal também nunca se interessou em valorizar Serra Preta como nosso patrimônio cultural. Pelo contrário, construções antigas foram destruídas ou reformadas sem considerar os padrões originais pelo próprio poder público. A destruição do Barracão, o remodelamento da frente da Igreja, a reforma da Caixa d´Água são exemplos de desrespeito a memória da história da Bahia. 

Outro crime que o Poder público comete todos os dias é ignorar nosso passado. A Educação do Município pouco ou nunca retrata a história do próprio município. Acredito que apenas um livro didático foi confeccionado sobre o tema. O povo serrapretense mal sabe a data da emancipação do Município. O processo histórico de Serra Preta está perdido na memória de nossos avôs, que estão morrendo a cada dia. O reflexo é o desprezo que a própria comunidade tem diante de sua riqueza histórica. Não valorizar Serra Preta é a mesma coisa de olhar para um metal precioso e não o reconhecer como tal. Gradativamente, casas históricas de Serra Preta vêm sendo destruídas ou remodeladas ingenuamente pelos moradores, diante do olhar passivo e cúmplice do Poder Público. 

Por isso, chamo a atenção de todos para salvar nossa Sede antes que seja tarde demais. A saída, sem dúvida, é o tombamento através do IPHAN e do IPAC. A Prefeitura também pode elaborar um projeto de Lei neste sentido. Quem visita Igatu, Distrito de Andaraí, na Chapada Diamantina verá que a valorização de sua riqueza cultural foi a saída do desenvolvimento econômico local. De esquecida no tempo, Igatu conta com aluguéis valorizados, sua culinária prestigiada e uma rede hoteleira com preços semelhantes a Salvador. Serra Preta também tem tudo para seguir o mesmo caminho. Temos festividade secular, espaço propício para festival de vídeo, música, exposição permanente de arte sertaneja, cavalgada, esporte radical, montanhismo, caminhadas pela caatinga e eventos religiosos para o ano inteiro. Só falta um pouco de inteligência e vontade política de quem governa. Estou pronto para ajudar. Vamos colocar a mão na massa?

Mário Angelo S. Barreto
Historiador e Serrapretense
Contato: marioangelobarreto@hotmail.com

Fotos: Tanúbio Oliveira 

Assista ao Vídeo


Matéria Relacionada:

Igatu: Paraíso perdido ou reencontrado? 

9 comentários:

  1. Ideia fantástica, Mário. Seria uma alternativa concreta de desenvolver Serra Preta e uma abertura para o turismo na região. Estou torcendo para que o poder público compre essa ideia sua.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia, pena que os administradores de Serra Preta só pensam em ficar ricos com o dinheiro do povo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Mário, fico muito feliz em saber que tem pessoas que se interessa pela história da nossa cidade.
    Precisando de ajuda estou disposta a ajudá-lo, pode contar comigo!

    ResponderExcluir
  4. Boa matéria Mário. Serra Preta por ficar bem situada geograficamente é um bom produto pra ser vendido em Salvador e Feira de Santana. Enquanto não houver aqui representantes fieis as demandas da cidade iremos continuar andando a passos de tartaruga.

    ResponderExcluir
  5. Legal o vídeo sobre Igatu, pena que Serra Preta não tem cachoeira. Gostei muito da matéria, o blog tá cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  6. Muita boa a matéria e espero que apareçam pessoas que acampem esta sua ideia, já que pelo poder público pelo que andei lendo é inoperante e irresponsável e por isto nada fará, no momento pouco posso ajudar, mas se quiserem podem marcar uma reunião em Serra Preta no próximo dia 31, que estarei lá para discutirmos este assunto que realmente é relevante para o município, gostaria muito de ajudar, mas para isto temos de movimentar a comunidade, fazer um movimento interpartidário para o crescimento da nossa querida Serra Preta.

    ResponderExcluir
  7. Nilton Sena26 agosto, 2012

    Peço permissão para publicar esta matéria no Jornal Novos Tempos da Cidade de Jequié, é claro que a matéria sairá com o seu nome.
    Desde já fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Amigo, totalmente liberado. Acredito que o povo de Serra Preta ficará bastante grato e contente com a nobre publicação. Um abraço!

      Excluir
  8. Obrigado.
    Foi publicado este mês, mandei para distribuir em Serra Preta mais de 400 jornais, se o amigo não receber um, mande o endereço que terei prazer de enviar um pelo correio.
    O jornal é distribuído da seguinte maneira: 500 em Salvador e em muitas cidades do sudoeste da Bahia, como: Ipiaú; Jaguaquara; Maracás e outras e agora em Serra Preta.
    Estou fazendo a minha parte pequena é claro, mas pretendo fazer muito mais e estou pensando em fazer alguns investimentos em Serra Preta e se for da vontade de Deus realizarei o que estou pensando.
    Acho que devemos nos unir em prol de Serra Preta, após as eleições, sem se preocupar com lado partidário se situação ou oposição, se preocupar apenas com a cidade e seus moradores, para mim é fácil pois estava afastado muitos anos e só agora retornei, estando afastado do pleito municipal, mas os políticos devem fazer uma força e deixar as diferenças de lado e pensar no melhor para o povo e a cidade.
    Espero lhe encontrar qualquer dia destes, quando estivermos em Serra Preta para conversarmos e quem sabe traçar um plano de trabalho para ajuda da população.
    Fica com Deus.
    Abs.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.