24 de dezembro de 2011

REVOLUÇÃO CONTRA O NATAL


Cátia Garcez, escritora
Outro dia li uma mensagem de um colega, convocando todos para uma revolução contra o Natal. Seu argumento bastante convincente convocava a todos para um rompimento com a hipocrisia das mensagens natalinas e com o apelo capitalista que a festa traz consigo.  Mobilizar-se contra o pouco que ainda resta de oportunidade para a reflexão, me parece um tiro de misericórdia na solidariedade humana.

Levando em consideração as frustrações do meu colega, não posso, no entanto deixar de reconhecer a força que a comemoração do nascimento de Jesus Cristo tem sobre nós brasileiros, sejamos nós evangélicos, católicos, candomblecistas, espíritas ou sei lá o que mais que o sincretismo possa viabilizar.

O fato é que em nenhuma outra festa brasileira se pode perceber tamanha predisposição para a solidariedade entre os humanos. Em nenhum outro momento se tem tanta vontade de perdoar e de pedir perdão e reunir a família, seja ela pobre ou rica. É no natal que nos preparamos para fechar mais um ciclo das nossas vidas, para começar de novo. Acreditamos no amor e pregamos o amor! Desejamos felicidade a pessoas que nem conhecemos direito e isso é por em prática a máxima: “Amai-vos uns aos outros”.

Acreditamos que Cristo renasce a cada natal, porque isso nos faz bem e neste caso é a simbologia dessa festa que importa, mas se o capitalismo planta outra cultura que não a cristã, e se aceitamos essa cultura de forma tão natural: que seja. Que fique sob a responsabilidade de cada um que acredita na mágica do natal, a missão de fazer dessa festa, uma grande comemoração de amizades, amores, encontros, caridade e solidariedade entre todos e todas as pessoas que o quiserem. E isso já é muito. 

Que bom então que a revolução proposta pelo meu colega não foi aceita nem por ele mesmo, pois o natal já é por si só revolucionário dentro de cada um de nós. Para começar, proponho deixar de lado o egoísmo e olhar em volta! Certamente perceberemos que temos muito mais a agradecer do que pedir, isso começando com o nosso animal de estimação que tanto nos acarinha até aquelas pessoas que sem elas acreditamos não poder viver! Agradecer e desejar sim um Feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.