1 de junho de 2011

PT de Riachão do Jacuípe realiza congresso e deseja se tornar alternativa na política local

Para a presidente do PT de Riachão, Mara Araújo, o partido será a terceira força para ganhar as eleições de 2012
O PT de Riachão do Jacuípe, município vinzinho a Serra Preta, classifica como BA-VI o antigo embate político local entre dois grupos políticos, semelhante ao futebol baiano.Porém, quer quebrar essa hegemonia como fez o Bahia de Feira no futebol este ano sagrando-se campeão baiano.


Filiados e simpatizantes do PT do município participaram sábado (28) e domingo (29), do 1º Congresso Municipal da legenda e discutiram sobre os desafios e as perspectivas para 2012.

Para Matteus Martins, um dos expositores no ato de abertura do evento na noite de sábado, é necessário que o PT deixe de ser uma alternativa e passe a ser a terceira força política do município. Nas considerações finais, ele questionou como pautar o desenvolvimento do município diante da ausência de diálogo com as políticas públicas federais e estaduais, a necessidade de destruição da cultura do “BA-VI”.

Um dos pontos mais debatidos foi o problema histórico “BAVI” político existente no município, quando de um lado estão os amantes do grupo dos líderes, já falecido, Eliel Martins e Valfredo Carneiro de Matos, “Valfredão”. No lado contrário, as pessoas que odeiam este grupo e nele não votam em hipótese alguma.

Os petistas denunciaram que o “BA-VI” serviu de base para o enriquecimento familiar e empresarial de grandes financiadores de campanha em Riachão. Tal histórico abalou a autoestima da população. Hoje, muitos votam utilizando o critério da “vingança eleitoral”, da “menos ruim” administração, ficando de lado debates e construções coletivas para verdadeiro desenvolvimento.

Para a presidente do PT, Mara Araújo, deste “BA-VI” restou à condição de município que menos cresceu no território. “A população herdou a não evolução social, econômica e cultural. Desta dobradinha herdamos a política mais vazia possível e o enriquecimento mais fácil para as categorias sociais ligadas a dois grupos. Para alcançar o governo que desejamos, o Partido dos Trabalhadores de Riachão do Jacuípe precisa destruir este “BA-VI”, se colocando com coerência e capacidade como a terceira força político-administrativa jacuipense, indo para os espaços de discussão e desconstruindo o mito de que a política local está sempre no poder de dois grupos”, afirmou Mara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.