8 de junho de 2010

Fábrica de calçados ocupará parte do Clube Bravolândia


O Bravolândia possui 35 anos de existência em Bravo de Serra Preta

Domingo, 04/06, fui convidado a participar da Assembléia da Associação Desportista Bravolândia para legitimar a relação entre o Clube e a fábrica, já que a decisão já fora sacramentada em reunião anterior.

Além da Diretoria, participaram Evandro Figueiredo, Antonio Carneiro, Adailton Barreto e Leiliane Barreto. Com base na discussão, entendi que o Bravolândia assinará um acordo com a Associação dos Moradores de Bravo, que tem Evandro como um dos articuladores, e esta cederá o espaço para a fábrica por um período de um ano e meio (18 meses).

Segundo o representante da fábrica, o empreendimento deve gera 50 empregos de imediato. Atualmente, já existem 38 funcionários com carteira assinada. Mas ele deixa claro que a empresa não investirá em espaço físico. A fábrica ficará a mercê da vontade do Estado em ampliar o prédio da “Fábrica Cidadã,” construída pelo Estado da Bahia na entrada do Bravo. Caso contrário, a fábrica pode sair do município.

Eu chame a atenção dos participantes sobre a possibilidade de Serra Preta construir espaços para lazer e cultura, já que o Município praticamente não possui. O clube do Bravolândia é quase que exclusivo espaço amplo para grandes eventos em Serra Preta. Vamos ganhar com a fábrica na geração de emprego, mas perderemos o Clube por um bom período.

Também, não percebi a preocupação concreta dos participantes na manutenção do patrimônio. Apenas ouvi citar melhorias de interesse do próprio empreendimento. Falei em seguro conta incêndio, inclusive perguntei a Evandro se a Associação dos Moradores de Bravo se compromete nesse sentido. Evandro disse que sim. Antonio Carneiro, sócio patrimonial, disse que deveria ser otimista e resumiu sua fala apenas nas questões econômicas do empreendimento.

Aproveitei a oportunidade para informar a todos que ACB não é contra a chegada da fábrica, mas queremos discutir mais a relação com a comunidade. Não se pode aceitar tudo sem saber do processo. Leiliane corroborou dizendo que espera mais investimentos no Clube do Bravolândia por parte da fábrica, assim como a ACB investiu. “A ACB investiu em melhorias mais de 30 mil Reais no Clube, refazendo toda a parte elétrica, piso de qualidade e parte do camarim” – concluiu.

Sou otimista, porém o mundo me ensinou que nenhum fazendeiro engorda o seu gado à toa. Como não sou gado, aprendi a pensar e questionar posições unilaterais, onde espera da comunidade apenas o silêncio e sua força de trabalho. Já assistir a este filme antes e no final o bom mocinho sempre perde.

6 comentários:

  1. Lendo este Blog sinto por não termos investmentos para discutirmos estas questões no Paredão, que alcançaria mais pessoas, sendo que a população tem pouco acesso a este meio de comunicação. Mas é valido e aqueles que acessam, tem a oportunidade de conhecer e debater o temas abordados.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mário como vaia você, é tenho visitado seu blog e agradeço a você por estar prestando momentos de alegria para alguns nativos do bravo como eu, tenho muita alegria quando vejo estes vídeos postados na internet sobre o meu inesquecível bravo. Na minha próxima visita ao bravo eu gostaria conhecer você e as pessoas que tem o habito de mostrar o bravo para quem estar longe dele.Eu não lembro de você no bravo, eu sair do bravo em 84 sou irmão de Zeinho, você conhece?

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. oi Mário no comentário anterior eu esqueci de falar o mais importante, fui goleiro do bravolandia no ano de 84 depois vim para são paul.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, conterrâneo. Faltou vc divulgar seu nome. Conheço sim Zeinho, Jairo, Marcelo...Devo lhe conhecer tb. Vc saiu em 1984 do Bravo e eu tinha apenas 09 anos. Que bom receber mensagens de outra geração, principalmente quem está um pouco distante. Vários serrapretenses que moram em outros Estados e regiões estão comentando e utilizam nosso blog como meio de comunicação. Agradeço o contato e continue comentando ou até mesmo sugerir pauta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. rodrigo Evangelista11 março, 2012

    Mario meu amigo!!!!!
    Estou trabalhando em sua terra!!!
    Pra mim um grande prazer!!!!

    Segunda, quarta e quinta toh por aí!!!!!

    Grande abraço Rodrigo Evangelista - Ipirá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo!

      Parabéns e fico bastante feliz. Sei que vc vai contribuir muito para despertar mentes em Serra Preta. Qualquer hora a gente se ver. Um abraço!

      Excluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.