30 de janeiro de 2024

A cidade histórica de Serra Preta pode perder sua originalidade

A cidade histórica de Serra Preta ultrapassa os 300 anos de resistência 
O Tanque Velho resiste as agressões ambientais
Quando as autoridades competentes vão Tombar Serra Preta?

Fizemos mais uma visita a cidade histórica de Serra Preta, 160 km de Salvador. Serra Preta é uma das mais antigas cidades baianas, elevada a Vila em 15 de agosto de 1722 – embora a população do Estado pouco conhece sua riqueza cultural.

Logo na entrada da cidade há o Tanque Velho. Parece, mas não é apenas um lago. O Tanque Velho é uma antiga nascente de riacho, onde os povos originários Paiaiás bebiam água e garantia seu sustento. Essa etnia foi massacrada pela conquista portuguesa, que fez do local um engenho de açúcar, através do modelo "plantation".

Nossa tia Carmelita, além de moradora, é apaixonada pela cidade de Serra Preta

Hoje, Serra Preta é uma cidade negra, cercada pelo latifúndio e em processo de descaracterização urbanística. É uma das menores cidades do Brasil, merecedora do título, que hoje é de Serra da Saudade em Minas Gerais (contestável). Além da sua riqueza histórica, a cidade fica próxima da Serra Grande, maior altitude do município, 619m, e a 3 km da BA 052 – Estrada do Feijão,

Muitas casas históricas da cidade encontram-se em ruínas ou foram totalmente destruídas pelo tempo, abrindo espaço para novas construções. O próprio Tanque Velho sofre com invasões nas suas margens de prédios sem regulamentação. Uma das propostas para a valorização local seria o reconhecimento histórico e cultural, através do Tombamento Municipal e Estadual. Medidas positivas deste porte podem desenvolver emprego e renda para a comunidade, através de uma agenda cultura autossustentável, preservando sua riqueza arquitetônica e inserindo Serra Preta numa posição qualificada entra as cidades baianas.

Leia Também
Serra Preta merece ser Tombada

Internautas aprovam Tombamento Histórico de Serra Preta






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.