12 de agosto de 2023

Tradicional Festa da Boa Morte começa no próximo domingo (13)



Quem circular pelas principais ruas do centro de Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano, na noite do próximo domingo (13), vai se deparar com um cortejo de mulheres negras repetindo um ritual de mais de 200 anos. Trata-se da Festa da Boa Morte, realizada pela irmandade de mesmo nome, que é uma confraria religiosa afro-católica brasileira formada por mulheres negras. A festa segue até terça-feira (17)

Considerada uma das celebrações religiosas mais relevantes da Bahia, a festa é considerada Patrimônio Imaterial do Estado, desde 2010, preservando e valorizando a manifestação cultural. Reúne cultura e religião, atrai baianos e turistas do país e do mundo. Para a Irmã Neci Santos Leite, “é uma honra fazer parte da Irmandade, uma confraria de mulheres negras, secular e feminista. É algo muito precioso na minha vida, porque eu herdei da minha mãe, Amália da Paz dos Santos Leite. Ela tinha uma vontade imensa de passar de mãe para filha. E isso ela conseguiu. Este ano estou mais feliz ainda por participar da Comissão da festa da Boa Morte”, frisou.

Segundo a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), a Festa da Boa Morte é uma celebração tradicional de Cachoeira significativa no Brasil. “Ao longo dos anos, o evento tem sido uma manifestação de fé, respeito e solidariedade, lembrando-nos da luta e resistência de nossos antepassados. É uma ocasião para enaltecer os valores da união, respeito à diversidade e amor ao próximo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.