17 de março de 2019

A Chapada Diamantina vista do alto


Mais uma viagem a chapada Diamantina. Desta vez, a principal missão era subir o Morro do Pai Inácio, no município de Palmeira, com uma altitude de 1.120 metros.

Antes, não abrimos mãos de tomar um belo banho de Rio, fazer trilha, apreciar as belezas naturais, a arquitetura colonial e ter contato com os nativos e família, que reside principalmente em Andaraí.

Nossa base na Chapada sempre foi a zona rural e a cidade de Andaraí. A cidade, eu considero o centro da Chapada, embora não foi priorizada pelos governos no desenvolvimento do turismo. Ainda há muito o que se fazer na cidade do diamante, embora tenha uma rede hoteleira de primeira.

Viajamos de Andaraí até o Morro do Pai Inácio. Subimos uma parte do Morro de carro e chegamos na recepção. A subido do Pai Inácio é administrada pela prefeitura de Palmeira e cobra uma taxa de 12 reais por pessoa.

Não perdemos tempo e partimos logo para explorar o lindo Morro do Pai Inácio. Depois de alguns minutos, o corpo já sente o cansaço, mas a beleza panorâmica aumenta e ajuda a não desistir. A montagem das escadarias facilitou o acesso e não agrediu a paisagem. 

Superado a subida, o Morro do Pai Inácio nos presenteia logo com um refrescante vento frio e necessário para equilibrar o escaldante calor do verão da Chapada. O Pai Inácio é o verdadeiro palco da Chapada Diamantina. Um mirante necessário para quem gosta de refletir a vida apreciando um belo cenário natural.

Como pode o movimento de placas tectônicas esculpir caprichosamente um ambiente como a Chapada Diamantina? A beleza parece não ser só física nesse pedaço de paraíso. O tempo parece ser mais lento e prazeroso.  Do alto do Pai Inácio, Ninguém abre mão do registro fotográfico, da vontade de voar e de assistir ao um teatro livre, conduzido por Joás Brandão, sobre as suas histórias do período da exploração do diamante e sobre a origem de batismo do monte. Vale a pena sempre visitar!



Matérias Relacionadas
CHAPADA DIAMANTINA: Paraíso perdido ou reencontrado
Festival de música de Igatu
Programa Aprovado em Igatu
Programa Mais Você em Andaraí



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.