6 de março de 2018

Tanque dos Milagres não resiste à seca

Registro feito pelo blogueiro Jr Celulares
Depois do maior açude público de Serra Preta secar, agora foi à vez do Tanque dos Milagres ceder à força da estiagem. Conhecido como Tanque Velho, esta fonte foi uma nascente de riacho num passado distante.

Nosso blog já tentou resgatar a importância e a história do Tanque dos Milagres em alguns artigos (links abaixos). Certamente, esta rica fonte hídrica foi responsável por concentração populacional de índios Paiaiás no local, disputa por terras, através de massacre sangrento, dos portugueses sobre os nativos e a fundação da cidade de Serra Preta.

O Tanque dos Milagres virou lama. Foto: Serra Preta Notícias
Tal relevância histórica é inversamente proporcional ao reconhecimento e investimentos públicos para salvar a reserva. O Tanque dos Milagres não é vítima da seca, mas sim do abandono sistêmico da população e dos agentes públicos, principalmente estes que dominam o orçamento.

Além de a cidade avançar sobre a nascente, o Tanque dos Milagres foi totalmente poluído por dejetos físicos e por microrganismos que causam doenças graves ao ser humano. De água doce, a fonte hídrica se tornou foco de schistosoma.

Sobre ataque de todos os lados, mesmo assim, o Tanque dos Milagres resiste numa UTI e ainda é útil aos moradores de Serra Preta. Já foi possível registrar pescaria, pequena irrigação de hortas, abastecimento para construção civil e, ultimamente, diversos carros pipas retiraram as últimas gotas d´águas possíveis para a pecuária.

A seca em Serra Preta é uma das mais agressivas da história (ver matéria e vídeo)

Matérias Relacionadas
Assista a esta matéria que evidencia o Tanque dos Milagre com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.