26 de julho de 2017

Árvores são destruídas no Ponto de Serra Preta

Corte de árvores é reprovado pela população e pelo prefeito. Foto: Serra Preta Notícias
Segundo o blog Serra Preta Notícias, a população do distrito do Ponto, 3 km da Sede do município de Serra Preta, foi surpreendida com a destruição de árvores históricas da Avenida Emérito Gonçalves, centro do distrito. O site afirma que a revolta da população viralizou com fotos e protestos nas redes sociais. 

O site classificou o ato como desastrosa, irresponsável e criminal. De fato, o ato público não foi razoável para um município do semiárido, que atravessa uma estiagem. Também, não serve de exemplo para um município que pouco se discute sobre a questão ambiental. Nosso blog vem chamando à atenção para a falta de políticas públicas na área ambiental há muitos anos (ler links abaixo). 

Na gestão do ex-prefeito Adeil, árvores urbanas e dentro de uma escola foram cortas sem nenhum pudor. Na zona rural, a ação privada, voltada para o desmatamento, é comum. Em 2016, no Dia da Caatinga, o Monte Serra Preta teve parte de sua vegetação consumida por incêndio. No distrito do Bravo, cortes de árvores são comuns como meio de poda. 

No caso recente, o corte das árvores partiu de agentes públicos. O prefeito do município reprovou o ato, através de um áudio que circula pelo whatsapp. Segundo o gestor, ordem para podar as árvores foram dadas, mas o servidor certamente não entendeu  e exagerou na ação. 

A oposição aproveitou para criticar o ato desastroso e tentou contabilizar na conta do prefeito Aldinho, que goza de uma boa popularidade. O prefeito questionou a informação do vereador Fabrício (PR), onde atribuiu o corte das árvores ao prefeito Aldinho, através do blog Serra Preta Notícias. 

Avenida vai ganhar melhorias

Prefeito prometeu sanar o dano durante a sua gestão. Foto: Serra Preta Notícias
Há o entendimento da nova gestão que não é louvável corte de árvores sem consulta pública e avaliação técnica. Em resposta concreta, o prefeito Aldinho, que é agrônomo, se comprometeu a sanar o dano durante sua gestão. A prefeitura vai melhorar a avenida e plantar novas árvores no distrito de Ponto de Serra Preta. 

Segundo o internauta Antonio Eduardo Alves através do facebook, "lágrimas vieram aos meus olhos quando um colega me enviou a foto". Essa comoção é importante, o que exige discussão ambiental nas escolas públicas de Serra Preta com o objetivo de uma nova mentalidade ecológica. Além do compromisso do prefeito, as Secretarias de Educação e Agricultura devem intensificar ações sustentáveis e ficarem sempre vigilantes para proteger o bioma da caatinga como um todo. 

Leia Também

Monte Serra Preta tem parte de sua vegetação consumida por incêndio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.