22 de março de 2017

Historiadora baiana lança livro sobre a Igreja Universal



A Sagga editora informar o lançamento do livro da historiadora Adriana Martins dos Santos, "A Construção do Reino: a Igreja Universal e as instituições políticas soteropolitanas 1980-2002". 

Os observadores da História Recente do Brasil têm se deparado com notícias referentes a políticos neopentecostais, alinhados em diversos pequenos partidos, os quais se comportam como verdadeiros lobistas na defesa de pautas das comunidades evangélicas que os elegeram. Por vezes, emprestam apoio a grandes partidos, em busca de alianças e vantagens, nem sempre condizentes com os princípios evangélicos. A autora deste livro faz um mergulho profundo nas razões históricas que explicam esse fenômeno ocorrido nas últimas décadas na sociedade brasileira, tomando como foco a Bahia.

A pergunta que se impõe é: o que mudou no interior dessas comunidades evangélicas, anteriormente quase ausentes dos espaços político-partidários, para uma intensa presença no atual quadro político do País? Adriana Martins analisa os fatores que levaram a Igreja Universal a uma atuação partidária sistemática, elegendo senadores, deputados, vereadores e prefeitos, destacando que “as modificações discursivas ao mesmo tempo em que refletiram as transformações ajudaram a disseminar e justificar diante dos fiéis a necessidade desta ampliação. A presença da IURD na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara Municipal de Salvador esteve de certa forma articulada a construção deste “reino na terra”, uma administração pública à luz do Evangelho”.

Baseada em farta documentação, a autora analisa os intrincados liames políticos e religiosos que levaram a Igreja Universal do Reino de Deus a ter uma posição destacada no cenário político da Nova República, como na primeira eleição direta para presidente, realizada em 1989. Com argúcia e acuidade a autora investigou “o fato de 13 anos após esta primeira eleição, no pleito de 2002, novamente a IURD conseguir relevo na cena política ao apoiar o petista Luís Inácio da Silva, que havia sido hostilizado pelo grupo em eleições anteriores, notadamente nas eleições de 1989 e 1994”. 

LEITURA FUNDAMENTAL!!
Para aquisição ou informação saggaeditora@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.