1 de fevereiro de 2017

Secretaria da Educação assume desafio de implantar Coordenação Pedagógica nas escolas estaduais

Secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participa da Jornada Pedagógica 2017

As disciplinas tradicionais, além de esporte, arte, cidadania e tecnologia, tudo planejado por uma Coordenação Pedagógica para melhorar a eficiência do ensino da rede pública estadual. Esta é a aposta da Secretaria de Educação do Estado com a Jornada Pedagógica 2017, que começou na manhã desta quarta--feira (1º) e prossegue até sexta (3), nas mais de 1.300 escolas estaduais em toda a Bahia, reunindo gestores, professores, alunos e familiares para discutir e planejar o ensino durante o ano.

No Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, o evento foi aberto com a presença do secretário Walter Pinheiro, que destacou o processo de matrículas, em andamento desde novembro do ano passado, e que terminou na terça (31) para para alunos novos que vão ingressar no Ensino Médio e suas modalidades, incluindo a Educação Profissional. “Foram mais de 830 mil matrículas, e hoje [quarta] começa uma nova caminhada, com novos desafios e o envolvimento da rede. A Jornada Pedagógica é importantíssima. É na escola que as coisas se processam, onde ocorrem as grandes transformações”. 

Segundo ainda o secretário, o desafio para este ano é implantar Coordenação Pedagógica em todas as mais 1.300 unidades escolares. “Coordenação pedagógica é atitude, adotada local e territorialmente, e se processa no cotidiano, a partir da característica de cada escola”. 

A dona de casa Idália de Jesus, 51 anos, e a filha, Monalisa, 20, participam da Jornada Pedagógica na Escola Parque, contribuindo com os debates e fazendo apresentação de samba de roda, que praticam juntas na instituição. “Um orgulho participar com minha filha deste projeto. Estamos aqui há três anos e isso é muito gratificante. Precisamos estar próximos de nossos filhos”, disse a mãe. Monalisa usa a mesma expressão para a jornada – gratificante. “A Escola Parque me apresentou muita coisa boa e, com a jornada, a tendência é melhorar. A gente colabora com o crescimento da escola. Com a participação dos nossos pais, nós temos um acolhimento maior”. 

Para o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, a Jornada Pedagógica, “este instrumento de trabalho, faz a escola valer, pois chega até o aluno. Ele vai ter aulas prazeirosas, dinâmicas. A escola é um lugar onde o aluno se encontra. Então, este é um momento onde professor, gestor, aluno e família, todo o grupo, se une pensando no aluno, naquele homem integral, como diz Anísio Teixeira. É um prazer celebrar este novo ano. Vamos fazer um novo planejamento, um projeto político pedagógico que conta com um plano de ação”.

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.