17 de janeiro de 2017

UFBA oferece novos cursos de pós-graduação EAD

Serão 1.980 vagas em dez cursos de especialização
Dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração serão ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD), pela UFBA, neste primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização com a vantagem de que o estudante pode acompanhar as atividades sem precisar deslocar-se para a Universidade, já que, praticamente todo o curso acontece por intermédio da plataforma online, informou a superintende de Educação a Distância da UFBA (SEAD/UFBA), Márcia Rangel, salientando que também é uma oportunidade para profissionais que já atuam no mercado de trabalho.
Os cursos a distância oferecidos pela SEAD/UFBA têm o objetivo de atender à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio, gestores da administração pública e demanda social do público geral. Entre as opções estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas); Gênero e Diversidade na Escola (100 vagas); Atividade e Saúde no Contexto da Educação Básica (90 vagas) e Gestão de Pessoas com ênfase em formação de Competências na gestão pública (200 vagas), além de três cursos que já são normalmente ofertados: Ensino da Filosofia no Ensino Médio (200 vagas); Ensino da Sociologia no Ensino Médio (280 vagas) e Gestão Pública Municipal (200 vagas).
Nos próximos dias, os editais serão publicados e disponibilizados no site da SEAD (https://sead.ufba.br/), orientando para o processo seletivo que acontecerá no mês de março. A previsão é de que o início das aulas seja em maio de 2017 e o encerramento aconteça em maio de 2019. Grande parte das atividades acontecerá no ambiente digital, usando a plataforma Moodle (AVA) que pode ser acessada pela Internet no www.moodle.ufba.br, informou Rangel. Apenas alguns encontros presenciais destinados às aulas complementares e avaliações e são realizadas num polo presencial, numa frequência a ser definida pelo coordenador do curso.
A Educação a distância na UFBA
A preocupação com um novo modelo educacional, incluindo a informatização do ensino e a educação a distância, instalou-se na UFBA, em 1999, com o projeto institucional UFBaNET. Nos anos 2000-2002, a UFBA coordenou o projeto REMA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), consórcio que envolvia seis instituições na  montagem e funcionamento de uma rede de alta velocidade e suas tecnologias, além das aplicações que fariam uso dessa rede.
Nesse cenário, foi proposto o ABRA – Ambiente Brasileiro de Aprendizagem, ambiente de suporte à aprendizagem via Internet, com a criação de um software de uso livre e de baixo custo, que permitisse a entidades carentes de recursos financeiros o uso dessa plataforma de aprendizagem. Em 2000 e 2001, foi desenvolvido no Instituto de matemática, o protótipo de um Curso de Atualização em Matemática, destinado aos professores de escolas públicas baianas com duas turmas de alunos – uma em Salvador e outra em Barreiras.
O Instituto de Letras, em parceria com o Instituto Goethe, iniciou em 2003, curso de língua alemã a distância, para professores que atuam nessa área e a Faculdade de Arquitetura disponibilizou o LCAD, um sofisticado laboratório de computação gráfica, o qual já foi responsável por um curso de especialização: Superfícies Geométricas, numa proposta de educação a distância.
Em 2005 entrou no ar, com projeto financiado pelo Ministério da Saúde, o Portal NetEscola de Saúde Coletiva. Em 2006, a UFBA iniciou suas atividades junto ao Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, participando de cursos de formação continuada, com o apoio da SECAD – Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC, e preparando o curso de Licenciatura em Matemática a distância.
A estruturação física referente à EAD era uma necessidade estratégica para que o fomento aos cursos pudesse acontecer. Essa estruturação física foi sendo gradativamente implantada através de investimentos próprios, aos quais vieram se somar diversas ações de apoio financeiro para a aquisição de equipamentos por parte do Sistema UAB, então desenvolvido pela SEED – Secretaria de Educação a Distância do MEC.
Diante da necessidade, foram adquiridos móveis, computadores para laboratórios de informática e servidores para atender às demandas do ambiente virtual de aprendizagem e aprimoramento da plataforma Moodle pelo antigo Centro de Processamento de Dados (CPD) a fim de estimular e oferecer apoio técnico e pedagógico à criação e desenvolvimento de cursos e atividades de formação a distância, dentro e fora do Sistema UAB.
Desde então, os cursos funcionam alicerçados em três pilares: (1) ambiente virtual; (2) material didático e (3) tutoria. O ambiente virtual utilizado é a plataforma Moodle, instalada e aperfeiçoada pela equipe do Projeto EAD da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A UFBA realiza diversos cursos com atividades em 25 polos presenciais espalhados pelos territórios de identidade do Estado da Bahia e atendeu a cerca de dois mil alunos.
 Fonte: EdgarDigital/via UFBA

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