3 de dezembro de 2016

Moradas eternas, cemitérios também são fontes de cultura

Cemitério Campo Santo possui Circuito Cultural desde 2007
(Foto: Agência Bapress)
Comum em roteiros de viagens internacionais, em cidades como Buenos Aires e Paris, o turismo cemiterial também conta com representantes no Brasil, um deles localizado em Salvador. A cidade que atrai turistas de todo o mundo por suas tradicionais basílicas, a arquitetura colonial, a beleza das praias e a culinária também tem como uma de suas riquezas as manifestações artísticas presentes nos túmulos do Cemitério Campo Santo.

Estátua da Fé foi tombada pelo Iphan em 1936
(Foto: Agência Bapress)
Primeiro a realizar enterros de famílias tradicionais baianas a céu aberto, em 1840, o Campo Santo carrega em campas e mausoléus dos séculos XIX e XX peças repletas de simbologia. Naquela época, era comum registrar em sepulturas o significado da perda de um ente querido, de maneira a revelar algo sobre o falecido, como o papel que ele exercia no clã familiar ou sua crença religiosa.

Simbologia está presente nos elementos que compõem os túmulos
(Foto: Agência Bapress)
O grande destaque do acervo é a Estátua da Fé, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1936. Ela foi esculpida em um único bloco de mármore de Carrara, em 1865, pelo alemão Johann Van Halbigg. Também integram o Circuito Cultural túmulos de importantes personalidades baianas, como Castro Alves, Otávio Mangabeira, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Totens informativos têm dados sobre as obras
 (Foto: Agência Bapress)
Aberto ao público, o Circuito cultural é muito procurado por fotógrafos, pesquisadores e grupos estudantis, e está disponível a todos que apreciam arte e gostam de curiosidades. Totens informativos espalhados por todo o local contam com dados sobre as principais obras e simbologias.
A visita guiada de grupos, agendada por meio do Museu da Misericórdia, torna o passeio mais dinâmico e permite o esclarecimento de dúvidas, além do acesso a informações adicionais. O ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Agendamento e mais informações: 71 2203-9830/9832.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.