6 de novembro de 2016

MÚSICA: Arandu Arakuaa, a Banda de Metal que canta em Tupi-Guarani


Arandu Arakuaa, banda formada por NáJila Cristina (Vocais/Maracá), Zândhio Aquino (Guitarra/Viola Caipira/Vocais/Instrumentos Indígenas/Teclado), Saulo Lucena (Contrabaixo/Vocais de Apoio/Maracá), Adriano Ferreira (Bateria/Percussão) é a primeira banda de Heavy Metal a cantar em tupi-guarani.
A banda, que também usa os idiomas Xerente e Xavante, inspira-se em lendas, ritos e lutas dos Povos Indígenas do Brasil. O fundador Zândhio falou à BBC sobre a diversidade cultural do conjunto: “O forte da nossa vocalista é o gutural, uma técnica agressiva incomum para mulheres. Eu canto como um pajé, com voz mais rouca, e ainda temos um baterista negro. Além de mim, que nasci no Norte e sou descendente de índios, temos integrantes filhos de nordestinos.”
O guitarrista diz que a banda sofreu resistência por parte dos fãs de Metal: “Encontrei resistência desde o início por causa da minha origem e meu compromisso de falar da cultura indígena. Muita gente não entende isso e acha que fugimos demais da essência do estilo”
Ainda, o músico comentou que a banda curte Sepultura, mas não deixa barato; segundo Zândhio o “Roots” tem referências indígenas apenas na capa do álbum e em uma das faixas.
O último CD lançado pela banda “‘Wdê Nnãkrda” de 2015 também inclui faixas em xavante e uma em português. Assim como nos álbuns anteriores, há a influência de Death Metal e Thrash. Confira o clipe de uma das faixas,Hêwaka Waktû:

Informações: Wiki Metal


Saiba mais sobre a banda

Arandu Arakuaa é uma banda brasileira de folk metal formada em Brasília. O grupo mistura heavy metal (em suas vertentes mais extremas) com música folclórica brasileira, em especial de temas indígenas. As letras são inspiradas em lendas e ritos indígenas, buscando desta maneira contribuir para divulgação e valorização das manifestações culturais dos povos indígenas do Brasil. 
O guitarrista e fundador do grupo, Zhândio Aquino, afirma ter nascido e morado até os 24 anos ao lado dos territórios dos Xerentes, no estado de Tocantins, onde teve contato com a música indígena e com músicas regionais brasileiras (baião, catira, cantiga de roda, vaquejada, entre outros). Quanto ao heavy metal, ele cita Metallica e Black Sabbath como exemplos de influências.
O uso da viola caipira nas músicas realça ainda mais a brasilidade da banda. Zândhio usa uma guitarra viola, instrumento idealizado pelo próprio músico.
O Arandu Arakuaa ("saber dos ciclos dos céus" ou "sabedoria do cosmos" em tupi antigo), teve início em abril de 2008 quando Zândhio Aquino começou a compor músicas com letras em Tupi Antigo. Após tentativas mal sucedidas com alguns músicos a banda entrou em processo de estabilização entre outubro de 2010 a fevereiro de 2011 com o ingresso dos músicos: Nájila Cristina, Adriano Ferreira e Saulo Lucena, respectivamente.
Em agosto de 2011 a banda organizou seu primeiro show, lançando seu primeiro CD demo em junho de 2012. Entre Fevereiro e Abril de 2013 a banda grava seu álbum de estreia, intitulado Kó Yby Oré, sendo lançado em Setembro do mesmo ano.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.