6 de outubro de 2016

Madre de Deus: PPS encolhe, PRB cresce e assume a maior força política da cidade

Mudanças na Câmara Municipal de Madre de Deus
PPS manteve a maior bancada na Câmara Municipal de Madre de Deus, ao lado do PRB. Mas  o partido perdeu uma cadeira. Antes das eleições, os socialistas tinham quatro vereadores e representavam a maior força no legislativo. O resultado nas urnas, fragiliza a bancada que vai contar com Kikito, Juscelino e Melk. No entanto, o Pastor Melk , pode trilhar um caminho inverso ao dos colegas de partido, enfraquecendo a legenda no poder legislativo. Oficialmente, a oposição conta com 4 vereadores, três do PPS e um do PSL. Longe dos holofotes, o Pastor Melk, deixa claro que vai colaborar com o Prefeito Jeferson Andrade (DEM). Após o PPS desembarcar do governo, o clima ficou tenso entre membros da bancada e aliados da base governista. O partido marchou ao lado de Dailton Filho (PSL), os socialistas indicaram Rose Queiroz como vice na majoritária. O partido perdeu a disputa para Prefeito, além disso, uma cadeira na Câmara.  A novidade é o PRB, que conquistou três cadeiras e assumiu a maior bancada política da cidade. No legislativo o partido vai contar com Paulinho de Nalva, Jodiane de Jajai e Joice filha de seu Hélio. Além disso, a bancada conquistou a cadeira de vice-prefeito com Jailton Polícia. O PRB é o partido que mais cresceu nas eleições, assumindo um cenário favorável em tempos de crise e incertezas políticas, a legenda deixa de ser coadjuvante e acaba roubando a cena.  

Novo cenário
Com 100% das urnas apuradas surge um novo desenho político fruto da escolha dos madredeusenses. Jeferson Andrade (DEM) foi reeleito Prefeito, mas a disputa pela cadeira ganhou status de uma das mais apertadas da historia. Eleitores descartaram herdeiras de antigos caciques que figuram na política há décadas. Seis cadeiras na Câmara terão novos substitutos. Atualmente, cerca de 54%  dos 11 integrantes do legislativo ficaram de fora. Jailton Polícia (PRB), Rose Queiroz (PPS) e Adailton do Suape (PMDB)  participaram da disputa majoritária, deixando três vagas no legislativo. Enquanto Anisvaldo Daltro (PT), Antônio Carlos Soró (PPS) e Tânia Pitangueira (PSB) não garantiram cadeira na Câmara. Apesar disso, o poder legislativo continua apenas  com 3 mulheres e  8 homens, repetindo  o mesmo número de homens e mulheres eleitos em 2012 . Se despedem da Câmara,  Tânia e Rose. Na linha sucessória feminina,  entraram em cena, Joice e Jodiane. Entre as mulheres, a vereadora Cláudia Cpque (PSB) foi à única que conseguiu se reeleger. Já entre os homens, Mardem Lessa (PC do B), Anselmo Duarte (DEM) ,KIkito Tourinho (PPS) e Pastor Melk (PPS) garantiram a reeleição.     

Destaques na disputa.
Alguns candidatos a vereador se destacaram nas eleições em Madre de Deus, o PRB revelou Paulinho de Nalva, como candidato a vereador mais votado com 732. Além disso, a legenda garantiu espaço para Joice filha de seu Hélio e Jodiane de Jajai. Por outro lado, apesar de Jilvan Valadão não conquistar uma cadeira, surgiu como uma nova liderança, superando por  1 voto o Pastor Melk  que alcançou 391 votos, contra 392 de Jilvan. O PC do B colocou Mardem Lessa, como segundo colocado na disputa com 711 votos, superando os 504 votos conquistados em 2012. O parlamenta que figura como líder do Prefeito, pode despontar no cenário diante do resultado favorável nas urnas. Na oposição, o grande destaque foi Val Peças (PSL), que volta para Câmara após conquistar 680 votos desbancando velhas raposas na política municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.