20 de setembro de 2016

Aconteceu o II Seminário 'Rompendo o Silêncio' em Madre de Deus



Aconteceu no mês de setembro de 2016, na cidade de Madre de Deus- Ba, o segundo seminário Rompendo o silêncio que tematiza uma educação específica para os alunos surdos do município, numa perspectiva de educação bilíngue.

Visita a orla marítima de Madre de Deus
No atual contexto educacional, a discussão sobre Educação Bilíngue para os surdos ganha um significativo espaço social e acadêmico, tendo por base o fundamento legal do direito de todos à educação. No entanto, essa perspectiva inclusiva não deve envolver apenas a inserção de todos na instituição escolar, mas também seu processo de desenvolvimento, escolarização e formação social. Com base nessa assertiva, é pertinente construirmos processos e práticas bilíngues (Libras como L1 e Língua Portuguesa na sua modalidade escrita como L2) presentes nas escolas, envolvendo a Educação de Surdos, considerando que várias iniciativas também podem contribuir com os processos inclusivos e de escolarização.

É fundamental que a escola seja detentora de técnicas que favoreçam o desenvolvimento dos surdos, porém é essencial que esta competência esteja diretamente atrelada ao olhar diante das peculiaridades e singularidades dos envolvidos, de modo a despertar capacidades e potencialidades do aluno, rompendo assim com o discurso de cultura escolar normalizadora e potencializando o surdo a dizer a palavra, ou melhor sinalizar o mundo, rompendo o silêncio.

O sucesso do ano passado, resultou na continuidade desse grande evento acadêmico em nosso município, cujo objetivo central é possibilitar que os educadores, gestores, familiares e cidadãos possam participar de um debate em mais alto grau de excelência.

O dia 26 de setembro é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional do Surdo, data em que o movimento surdo realiza atividades em comemoração às suas conquistas por todo o Brasil, dentre elas, a oficialização da LIBRAS. Apesar do caráter festivo, a comunidade surda tem se preocupado em viabilizar espaços de discussão e problematização dos temas relacionados à surdez, divulgar a Língua de Sinais e desmistificar concepções equivocadas sobre as pessoas surdas e seus processos educativos.

Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Madre de Deus (SEDUC) e o Núcleo Educacional das Pessoas Surdas de Madre de Deus (NEPS), juntamente com a Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, vêm proporcionar o Seminário “Rompendo o Silêncio: II Seminário de Educação Bilíngue para Surdos em Madre de Deus - BA”.

Este ano diversos educadores surdos, como o doutor em Educação e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Rodrigo Rosso e a Professora surda Larissa Rebouça da Universidade Federal de Sergipe, e educadores ouvintes que atuam com Libras, a exemplo da professora da UFBA a doutora Nanci Araújo. A parte das apresentações artísticas foi coordenada pela professora de teatro e especialista em Libras a professora Rosenilde Oliveira Pereira. A coordenação Geral do evento ficou com o professor Mestre Alex Sandrelanio dos Santos Pereira que pertence ao quadro funcional da escola Municipal Deijair Maria Pinheiro. Além disso a equipe de intérpretes eram todos formados em Letras-Libras com especialização.

Matérias Relacionadas

Seminário de Educação bilíngüe para surdos aconteceu em Madre de Deus

ROMPENDO O SILÊNCIO: Madre de Deus debate Educação de surdos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.