2 de agosto de 2016

SERRA PRETA: A campanha das multidões

Convenção partidária confirma Aldinho como candidato da oposição
Aldinho supreende em Serra Preta ao atrair multidões 
Aconteceu domingo, 31, a Convenção política da oposição em Serra Preta, onde os partidos PTN, PCdoB, PSD, PRP, PT, PTC e PSC confirmaram Aldinho e Braquistone na chapa majoritária. Mais do que partidos, a oposição conseguiu aglutinar para a disputa municipal de 2016 diversas forças políticas. Além, dos correligionários do antigo grupo do ex-prefeito Dozinho, o movimento político contará com o apoio dos ex-prefeitos Benedito e Zelito, do grupo que articulou a candidatura de Angélica na eleição passada, entidades sociais e lideranças que romperam com o atual prefeito.

O ex-prefeito Dozinho marcou presença na Convenção
Este vasto apoio garantiu uma militância fiel, que surpreendeu o mais pessimista dos analistas políticos. O fenômeno popular, que aconteceu no distrito do Ponto de Serra Preta, se repetiu com mais participação no distrito do Bravo. Nosso blog não arrisca citar uma estatística dos presentes, mas, segundo o pré-candidato Aldinho, cerca de 3 mil pessoas circularam pelo Clube do Bravolândia durante a Convenção num dia chuvoso.

Independente da quantidade de pessoas, não há dúvidas que oposição buscou para si o favoritismo para as eleições de outubro. Nunca na história recente de Serra Preta um candidato consegue tanta força em pouco tempo. Em março, o grupo da situação falava em candidato único. O marketing não funcionou ou fizeram uma avaliação medíocre da conjuntura. O cenário político de Serra Preta é de renovação e críticas como o município é conduzido.

As novas tecnologias 

Convenção acompanhada ao vivo pelas redes sociais
A novidade da oposição parece não ter limites. Uma equipe de jovens voluntários do próprio município inova com postagens profissionais em tempo real. A transmissão ao vivo pelas redes sociais garantiu que o interessado mais distante acompanhasse de longe a Convenção. Johnson Barreto, Contador e Advogado, diz que assistiu ao evento direto de Seabra na Chapada Diamantina. O público que não conseguiu se acomodar no salão principal, pode acompanhar os discursos pelo telão improvisado. Incontroláveis pequenos vídeos, produzidos por celulares, chegam à rede social quase em tempo real. O próprio pré-candidato Aldinho interage em debate com a comunidade, através de textos e imagens quase que diariamente.  

Para o pré-candidato a vereador Sandro Sena (PCdoB), as ferramentas tecnológicas são diferenciais, mas alerta que também pode destruir uma campanha. Para Sandro Sena, o uso das novas tecnologias só tem efeito, acompanhado de bons conteúdos e de público participando. “O efeito é contrário se a campanha não tiver público. O sucesso da oposição está na força da multidão que nos acompanha”. Sena é um dos que utiliza diariamente a rede, postando conteúdos digitais.

O pré-candidato Sandro Sena utiliza a tecnologia como meio de interagir com o público
No conteúdo, a convenção trouxe como novidade a participação da esposa do pré-candidato Aldinho, Renilda Almeida. Além de homenageada pela dedicação, o discurso da professora quase rouba a cena pela eloquência. O ex-prefeito Zelito Leite fez um dos melhores discursos de sua carreira, segundo o público. Relembrou parte de suas obras realizadas no município, destacando a Fazenda Comunitária, onde contribuiu para o combate a pobreza e até hoje serve como prova sindical para a aposentadoria rural de trabalhadores da Sede.

O ponto franco ficou nos discursos alongados. O povo reclamou da demora em aguardar a fala de Aldinho, que enumerou uma série de prioridades para Serra Preta e fez críticas ao modelo administrativo adotado. Para o Aldinho, este modelo de gerir a coisa pública se esgotou ao determinar o atraso em Serra Preta comparado a outros municípios. A animação dos militantes eram tão forte, que o discurso do pré-candidato foi interrompido por diversas vezes. O pré-candidato a vice, Braquistone, não suportou a emoção e foi vencido pelo choro sem controle. A multidão entendeu com uma calorosa salva de palmas!

Efeito Cascata

Os dois atos da oposição, com presença de grande público, geraram comentários nas ruas do Ponto e Bravo, maiores colégios eleitorais de Serra Preta. Na segunda-feira (01), andamos pelas ruas do Bravo e ouvimos o povo. Para os seguidores da oposição, o entusiasmo era real com o momento. Eleitores mais críticos apontavam o abandono de Serra Preta e citavam obras importantes que o município precisa. Eleitores da situação, que conversamos, estavam resignados, mas falavam que a eleição é em outubro e não agora. Outros tentavam desqualificar o ato político, afirmando que só tinha gente de fora do município.

Provocações à parte, a jornada eleitoral de fato está apenas no início. Os próximos eventos determinarão se o destino está selado para a oposição ou se o velho modelo que administra Serra Preta terá fôlego para recuperar o espaço perdido. 

Assista ao vídeo de Ricardo Sena


Matéria Relacionada:
Oposição em Serra Preta lança pré-candidatos
Multidão ocupa clube social em Ponto de Serra Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.