25 de julho de 2016

Multidão ocupa clube social para prestigiar a oposição em Serra Preta

Espaço fica pequeno para a oposição. Foto. Facebook de Aldinho
Alegria e confiança tomou conta na pré-candidatura
Não era nenhum show badalado de bandas famosas, nem um artista pop presente, era apenas um lançamento de uma pré-candidatura política de uma chapa majoritária em Serra Preta, 147 km de Salvador. Porém, uma multidão resolveu prestigiar o evento político promovido pelos partidos de oposição PTN, PCdoB e PT, surpreendendo até mesmo os organizadores.

Domingo, 24, a oposição de Serra Preta convocou seus militantes e simpatizantes para um ato simples de lançamento da pré-candidatura da chapa, que enfrentará uma oligarquia, enraizada no poder local desde 1982, nas eleições municipais deste ano (ler matéria). Sem grandes recursos financeiros, os militantes utilizaram o contato corpo a corpo, as redes sociais e um simples paredão de som na comunidade.

simpatizantes lotaram ônibus para participar do ato
Não se esperava, mas o efeito foi surpreendente. Centenas de pessoas compareceram ao chamado no ‘Clube de Lhe’. A organização se preparou para receber 600 pessoas, mas uma multidão não parava de chegar. O pré-candidato Aldinho se emocionou. Não era para menos. Dias antes, recebeu um não do maior espaço social do distrito do Ponto para realizar o ato. “Se alguém tentou me prejudicar, deve justificar ao povo que compareceu em massa”, comentou o pré-candidato.

Antes mesmo das 15h, o clube estava com sua capacidade máxima de pessoas. Do lado externo, o dobro de pessoas se tumultuava na frente do clube. O calor bateu numa tarde de inverno do semiárido, mas ninguém voltava para a casa. A Polícia Militar se fez presente para garantir a harmonia local, mas nem precisou. A multidão parecia ter ensaiado a sua participação. Nenhum incidente aconteceu.

Perguntado aos organizadores, ninguém se arriscou a precisar o total de participantes. Acredita-se que circularam pelo evento mais de 2 mil pessoas e 1.600 pessoas se concentraram dentro e fora do clube.

De pré-candidato a 'pop star'

Simpatizantes tiveram dificuldades de entrar no clube
Aldinho (PTN) e Braquistone (PCdoB) tiveram dificuldades em entrar no clube. Segundo a lei da física, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, imagine centenas de pessoas? Além da multidão, as pessoas queriam falar com os candidatos, o que provocou um atraso natural para o início do evento. Era fácil perceber as pessoas parabenizando os candidatos, muitos gritavam palavras de ordem como “apila 19”, “a casa vai cair”, fazendo referência ao poder oligárquico instalado em Serra Preta.

Suados, os pré-candidatos conseguiram penetrar no clube. Ainda a maratona estava só no começo. Entrevistas para rádios e blogs, filmagens, selfie com os simpatizantes, fotos, abraços, contatos... Foi preciso o locutor convocar para o início dos trabalhos. A chegada do deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB) e do deputado Estadual Alan Castro (PTN) ajudou para a formalidade do evento.

Casa cheia, palco representado

Oposição foi surpreendida com a multidão
Diversas lideranças locais se fizeram presentes. Foi preciso selecionar uma fala por cada grupo político ou partidos com o objetivo de contemplar a todos. O ex-prefeito Zelito Leite foi o primeiro a discursar. Cobrou trabalho em infraestrutura e destacou a importância do investimento na cultura do município. Outro discurso esperado foi do ex-prefeito Benedito, o único que conseguiu derrotar a oligarquia (ver quadro político). Benedito foi muito aplaudido, destacou diversos pontos da caminhada política e agradeceu a participação em massa das pessoas.

Alguns pré-candidatos também discursaram. Os vereadores de oposição Mário Gonçalvés (PSD) e Sérgio Moreira (PT) falaram da importância da mudança política em Serra Preta. Angélica e o vereador Magno foram lembrados e não puderam comparecer. Angélica se recupera bem de uma cirurgia e deve se integrar ao grupo na convenção dia 31 em Bravo, seu principal reduto eleitoral. Já o vereador Magno está em lua de mel, motivo mais que justificado.

Repercussão

Os celulares ganham importância no processo eleitoral
Se o ato fosse futebol, a oposição ganhou de 7 a 1 para os governistas. Na rede social é só felicidade entre os militantes da oposição e silêncio estratégico dos governistas. Estes acham que estar cedo para qualquer conclusão, mas para os oposicionistas, é apenas o começo de uma nova forma de fazer política.

O pré-candidato Aldinho escreveu em seu facebook: “vejo em cada olhar o sentimento da mudança, a esperança nos alimenta nesse momento e nossa fé nos conduzirá a vitória”, avaliou. Um dos oposicionistas nas redes sociais que se destaca é o advogado Dernilton Leite, onde provoca, com humor, a fraqueza do adversário a todo momento. 

Dia 31, domingo próximo, a oposição fará outro teste de popularidade em sua convenção no Clube Bravolândia. Se depender dos militantes da oposição, a “família 19”, como se classificam, será bem maior. 

Assista ao vídeo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.