30 de julho de 2016

Em Ipirá, professores realizam formação continuada

Pacto 2
A Secretaria da Educação do Estado vem realizando a formação continuada de 1.211 orientadores de estudos, em 20 regiões da Bahia, que preparam os professores alfabetizadores nas redes municipais de ensino. Por meio do programa “Educar para Transformar”, a capacitação é promovida de forma integrada com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), responsável pela coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no estado sobre a coordenação da Profa. Dra. Eurivalda Santana – Coordenadora Estadual do Pacto/Pnaic (UESC), e da Profa. Ms. Nadja Maria Amado – Coordenadora Estadual do Pacto/Pnaic (SEC).
A capacitação acontece nos 18 municípios-polo: Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Senhor do Bonfim, Caetité, Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal, Barreiras, Eunápolis, Itapetinga, Serrinha, Seabra, Irecê, Itabuna, Alagoinhas, Ipirá, Santa Maria da Vitória, além dos polos Grandes Cidades e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo Fabrícia Mota, supervisora do Polo 18 em Ipirá, as formações do Pacto, tem o objetivo de fortalecer o território no sentido de dinamizar as políticas de alfabetização nos municípios envolvidos no PACTO/PNAIC, tendo como meta garantir e assegurar a alfabetização das crianças até 8 anos.
As formações acontecem a cada dois meses e com o acompanhamento constante do desenvolvimento do trabalho dos professores do Ensino Fundamental I nas escolas dos municípios envolvidos com os seus coordenadores e orientadores que fazem o trabalho diretamente com cada professor dessa modalidade de ensino, afirmou a professora Maria Madalena Fernandes, uma das sete orientadoras do município de Ipirá.
Pacto 3
O município-polo de Ipirá é um dos polos mais novos, localizado no Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Participam das formações os Orientadores de estudo, Coordenadores Pedagógicos Multiplicadores e Coordenadores Municipais do PACTO dos municípios de Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea do Poço, Pintadas, Macajuba, Ruy Barbosa, Serra Preta e Tapiramutá. Fazem parte da equipe do Pacto/Pnaic no polo de Ipirá a Profa. Emanuelle Evangelista, (Coordenadora Regional), Profa. Fabricia Mota, (Supervisora Estadual) e a Profa. Vilma Cristina Santos (Formadora Estadual), além do apoio direto do NRE 15 – Ipirá, através da dirigente Profa. Nívea Maria Araújo. Toda a formação oferecida estimula a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolar.
A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades do Pacto, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Jean Lopes, professor coordenador de Macajuba falou sobre o papel do coordenador municipal, que faz o trabalho de acompanhamento e execução do projeto, toda a logística nas escolas do seu município, além das avaliações externas que servem como parâmetro para a verificação do rendimento dos alunos do Ensino Fundamental I.
Os princípios centrais da proposta estão pautados no currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais, integração entre os componentes curriculares e foco na organização do trabalho pedagógico. A intenção é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, meta prioritária do “programa Educar para Transformar” – um Pacto pela Educação, do Governo da Bahia.
Pacto 1
A parceria com os municípios envolvidos e as ações dos professores em sala de aula é fundamental para que o programa aconteça de fato. As formações contribuem para instrumentalização dos professores e o fortalecimento do Ensino Fundamental I. É uma parceria tripla, Governo Federal através do PNAIC, Governo Estadual com o Pacto pela Alfabetização e os municípios envolvidos com o programa que executam e colocam em prática as ações integradas do Pacto/Pnaic, onde o objetivo maior é assegurar aos nossos alunos um ensino significativo e de qualidade melhorando assim nossos indicadores educacionais e favorecendo o pleno exercício da cidadania.

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