1 de maio de 2016

'O 1º de maio é também um ato político em defesa da democracia', diz presidente da CUT-BA

(Foto: Amanda Palma/CORREIO)
Este domingo (1º) foi marcado por manifestações de movimentos trabalhistas em diversas capitais brasileiras. Em Salvador, os manifestantes se reuniram desde a manhã nos arredores do Farol da Barra.
De acordo com informações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ato reuniu durante todo o dia cerca de 40 mil pessoas. A Polícia Militar (PM), no entanto, disse que a manifestação reuniu cerca de mil e duzentas pessoas.
O presidente da CUT sessão Bahia, Cedro Silva, afirmou que além de representar a defesa dos direitos dos trabalhadores, as manifestações deste 1º de maio são também um ato em defesa da democracia. "O 1º de maio é para a classe trabalhadora, mas também é um ato em defesa da democracia", afirmou Silva.
Em nota, a prefeitura de Salvador informou que o evento realizado na Barra não estava licenciado, nem contou com a autorização dos diversos órgãos municipais. "Por se tratar de um evento com trio elétrico e atrações artísticas, os organizadores deveriam ter requerido licenças municipais o que, além de atender a legislação, garantiria o melhor ordenamento", diz o documento.

Pronunciamento da presidente
No vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento neste domingo em comemoração pelo Dia do Trabalhador. Dilma anunciou reajuste de 9% para o programa Bolsa Família e a correção de 5% na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, conforme era previsto. 

"Esse aumento não prejudica o cenário fiscal, como eles (os oposicionistas) dizem", afirmou. Ela disse ainda que vai anunciar o Plano Safra da Agricultura Familiar na terça-feira (dia 3). O Plano Safra 2016/2017, da agricultura empresarial, está previsto para ser anunciado no dia seguinte, 4 de maio, conforme informou na semana passada a ministra da Agricultura, Kátia Abreu

*Com informações da repórter Amanda Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.