21 de maio de 2016

Grupo protesta contra Michel Temer e a favor de Dilma Rousseff em BH

Protesto contra Michel Temer reúne milhares de pessoas em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um protesto contra o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) reuniu manifestantes na Praça Afonso Arinos, no centro de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (20). De acordo com a organização do “Fora Temer BH”, cinco mil pessoas estavam no ato por volta das 18h20. Já a Polícia Militar diz que o evento reunia mil pessoas às 19h50. Os manifestantes se dispersaram por volta de 22h.
A manifestação, organizada pelas redes sociais por movimentos da sociedade civil, entre centrais sindicais e entidades estudantis, além de partidos políticos, dentre eles a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas) e a Frente Brasil Popular, considera o governo Temer ilegítimo e chama o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff(PT) de golpe.
O protesto caminhou até o Othon Palace, onde era realizado o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais com a participação de Dilma. Ex-ministros dos governos Lula e Dilma, dentre eles Patrus Ananias e Luiz Dulci, também estavam presentes.
Na chegada, a presidente afastada parou para falar aos manifestantes. “Que carinho, que força e que luta. Podem ter certeza, nós vamos resistir. Não podemos deixar que a democracia seja ferida”, afirmou.
Durante o encontro, Dilma comentou a revisão da meta fiscal anunciada horas antes por ministros do governo Temer. “Para justificar suas políticas vão dizer que tem um imenso rombo no governo. Para poder cortar o que quiserem, vão superestimar o rombo”, afirmou. Durante a tarde, Henrique Meirelles (Fazenda) e Romero Jucá (Planejamento) divulgaram que o rombo nas contas públicas pode chegar a R$ 170,5 bilhões em 2016. O déficit proposto pela equipe de Dilma era de até R$ 96,6 bilhões.
Dilma criticou também as declarações dos novos ministros na primeira semana do governo interino. “Uma outra questão é que este governo está batendo o recorde dos desmentidos. Num dia, eles dizem uma coisa. No dia seguinte, eles dementem o que disseram. Mas deixam a suspeita fundada de que acreditam mesmo naquilo que eles acabaram de desmentir”.
A presidente afastada concluiu dizendo que seguirá lutando no Senado e no Judiciário contra o impeachment. “Eu vou acompanhar tudo com lupa. Uma vez, no passado, me chamaram de faxineira. Eu agora vou mudar de profissão. Eu vou ser zeladora. Eu vou zelar pelas conquistas e pelos direitos. Mas vou zelar também por uma coisa para nós muito importante. Vou zelar pela democracia.”, afirmou.
Após o apoio à presidente afastada, a manifestação seguiu até a Funarte, na Casa do Conde, também no Centro de Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.