19 de abril de 2016

Dilma critica Bolsonaro: "É terrível alguém homenagear o maior torturador do Brasil"

 
A presidente Dilma Rousseff criticou nesta terça-feira (19) o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que homenageou, ao votar pelo impeachment, uma pessoa acusada de tortura durante a ditadura militar (1964-85).
 
 
No domingo, quando proferiu seu voto no plenário da Câmara, Bolsonaro exaltou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi e acusado de comandar torturas durante o regime militar.
 
"Acho lamentável. Eu, de fato, fui presa nos anos 70, de fato conheci bem esse senhor [Ustra] ao qual ele [Bolsonaro] se refere. Ele foi um dos maiores torturadores do Brasil", disse Dilma durante entrevista com jornalistas estrangeiros.
 
"É terrível ver alguém votando em homenagem ao maior torturador que esse país já conheceu."
Ustra morreu em outubro do ano passado aos 83 anos. Ele chefiou, entre 1970 e 1974, o DOI-Codi de São Paulo, um dos principais centros de repressão do Exército durante a ditadura, e era acusado de ter comandado torturas a presos políticos.
 
O DOI-Codi foi o maior órgão de repressão aos grupos de esquerda contrários à ditadura militar (1964-85). Ustra sempre negou ter torturado pessoas.
 

"Eu lastimo que esse momento no Brasil tenha dado abertura à intolerância e ao ódio. Acho gravíssima a aventura golpista porque levou a uma situação que a gente não vivia no Brasil, de ódio, de raiva", declarou Dilma.
 

Bolsonaro exalta coronel acusado de torturas na ditadura

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.