19 de setembro de 2015

UEFS é a segunda melhor universidade da Bahia, aponta pesquisa


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está ocupando o 60º lugar no Ranking Universitário de 2015 da Folha de São Paulo (RUF), divulgado anualmente e publicado nesta segunda-feira (14). Com nota geral de 50.36 pontos, os melhores indicadores da instituição são na área de Internacionalização, Pesquisa, Inovação e Mercado. Em 2014, a UEFS apareceu em 88º, em 2013, na 49º. Em 2012, figurou também 60º posição. 

O professor Evandro Nascimento, Reitor da UEFS, comentou que pela regionalidade, orçamento e estrutura comparada a outras Universidades de mesmo porte, a UEFS se sobressai e isso é excelente, mas que é preciso analisar bem o que a pesquisa mede. Como a Folha de São Paulo, tem sua sede na Capital Paulista, as Universidades mais lembradas na pesquisa são as do Sul e do Sudeste. “Essa posição é excelente, pois, estamos no Nordeste, e temos um orçamento muito menor comparada as Universidades que estão no topo. Além de toda uma estrutura que não pode ser comparada. Por exemplo, a USP, tem um orçamento de cerca de R$ 4 bilhões, com cerca de 5 mil professores, já a UEFS, tem um orçamento de R$ 250 milhões, e 1 mil professores, obviamente que os indicadores de pesquisas são correlatos, é claro que, a USP vai ter um total de publicações maior que a UEFS e até da própria UFBA”, explica. 

O Ranking Universitário Folha avalia a qualidade por meio de cinco indicadores: Pesquisa; Ensino; Mercado de Trabalho; Inovação e Internacionalização. Todos os indicadores somados totalizam 100 pontos, mas cada um vale uma determinada quantidade de pontos. A Folha também elabora um ranking individual por curso, no qual é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, a partir de dois indicadores: Ensino e Mercado. Os cursos da UEFS que obtiveram melhor posição no RUF foram Odontologia (18º), Matemática (57º), Letras (58º), Ciências Contábeis (77º), Agronomia (82º) e Física (87º). No ranking, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece como a melhor Instituição de Ensino Superior da Bahia e a única do Estado que está entre as 15 melhores universidades públicas do Brasil. 

A Universidade de Salvador (UNIFACS), campus Feira de Santana, ocupa a 103ª, no ranking. No país, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa o primeiro lugar.

 FONTE: Jornal Folha do Estado/via site de Valter Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.