23 de julho de 2015

EDUCAÇÃO: Estudantes protestam em Candeias

Aula pública marcou o protesto
Centenas de carteiras novas empilhadas no pátio
Entre as carteiras e as salas, alunos assistem ao 'aulão'
Nesta quinta-feira (23), os estudantes secundaristas da Escola Estadual Cidade de Candeias solicitaram, através de um protesto pacífico, a retirada imediata de cadeiras e carteiras do pátio do prédio. A manifestação começou por volta das 08h pelos alunos do turno matutino e às 13h pelos alunos do turno da tarde.  

Segundo os alunos, foram empilhadas centenas de móveis escolares, há cinco meses, e nenhuma destinação ainda realizada. As carteiras e cadeiras são novas, compradas com dinheiro público e estão sofrendo a ação do tempo. Sob efeito da umidade, algumas já estão estragadas. O local não protege os móveis totalmente da chuva. Há goteiras no teto do pátio, o que contribuiu com a deterioração do bem público.   

O pátio como depósito, além ferir a autoestima dos alunos e dos professores, está atrapalhando diversas atividades pedagógicas na Escola do ensino médio.  Segundo os alunos, a Gincana Cultural está ameaçada este ano. Outros projetos podem ser cancelados e o ambiente ficou propício para atividade ilícita como o uso de drogas.

A Direção da Escola informou que já comunicou o fato ao setor competente. As carteiras e cadeiras pertencem a Prefeitura Municipal de Candeias com o objetivo de sanar o déficit de móveis em salas de aula da rede municipal. Metade do ano letivo já foi executada, mas cadeiras e carteiras da rede continuam paradas. Segundo os alunos, novos protestos serão realizados e um encontro com a Secretária de Educação de Candeias será providenciado para sanar o impasse. 

Assista à edição da Gincana Cultural de 2014

Um comentário:

  1. bom .Eu sou um dos alunos do colégio cidade de candeias, e é bem isso ai professor Mario.Sou aluno do 1-a ...moro no distrito de Passagem dos Texeiras

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.