25 de abril de 2015

Professores contrariam APLB e mantêm aulas em Salvador

Cerca de 400 profissionais se reuniram na Praça da Piedade 
No dia em que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) promove o Dia Estadual de Luta pela Educação, com manifestação na Praça da Piedade, a partir das 9h desta sexta-feira, 24, uma parcela considerável dos profissionais não aderiu ao movimento e manteve as aulas nas unidades de ensino.
A equipe de reportagem de A TARDE esteve em algumas escolas do Estado nesta manhã e confirmou o funcionamento normal. Entre elas estão os colégios estaduais José Barreto de Araújo Bastos e Luiz Pinto de Carvalho, no bairro de São Caetano, cujas aulas não foram interrompidas. 
Já no Colégio Estadual Severino Vieira, estudantes informaram que alguns professores participam do movimento. Entretanto, as aulas também não foram suspensas, já que outros profissionais estão ministrando as aulas. 
Um dos professores de oposição denunciou que o sindicato - cujo coordenador-geral Rui Oliveira é alvo de críticas - bloqueou o portão do Colégio Central, na avenida Joana Angélica, com um cadeado, impedindo a entrada dos trabalhadores.
A vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros, afirma desconhecer este tipo de ação realizada pelo sindicato. Ela ressalta que, se algum profissional trancou o portão da unidade, não foi por orientação do sindicato.
"Todo movimento tem seus grupos de oposição, o que é normal em um processo democrático. As principais bandeiras da APLB são uma escola pública de qualidade e a valorização dos profissionais de educação. Nós entendemos quem não concordar com esse movimento, mas precisamos ter unidade em nossas ações para construir uma categoria fortalecida", enfatizou.
A reportagem também passou pelo Colégio Central durante a manhã, e a unidade estava com aulas normais. 
Movimento nacional
Uma paralisação nacional, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, está prevista para o dia 30 de abril.
O movimento reivindica o pagamento do Piso Nacional e reafirma a pauta da campanha salarial da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.