28 de abril de 2015

Brasileiro Rodrigo Gularte é executado na Indonésia, diz TV local

Após passar dez anos no corredor da morte, Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado nesta terça-feira (28) na Indonésia, segundo informações do jornal local The Jakarta Post. Gularte havia sido preso em 2004 por tentar entrar no país com 6 kg de cocaína. Ele usou oito pranchas de surfe para esconder 12 pacotes da droga.
Um porta-voz do governo, que não quis se identificar ao jornal, disse que "as execuções ocorreram sem problemas" e com "tranquilidade".
Gularte pediu à família que seja enterrado no Brasil, em uma reunião que os parentes tiveram com o brasileiro na segunda-feira (27), dentro do complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap. 
O brasileiro estava a caminho da ilha de Bali, acompanhado de dois amigos, mas assumiu sozinho a autoria do crime de tráfico internacional de drogas.
O Itamaraty chegou a entregar uma carta ao diretor da penitenciária Pssar Putih, na Indonésia, pedindo a transferência de Gularte para um hospital psiquiátrico na cidade de Yogyarta.
Diagnosticado com esquizofrenia, o brasileiro podia ter sido poupado do fuzilamento se o laudo, assinado por um médico do serviço público de saúde do país, tivesse sido aceito pela Justiça.
Tentativas de ao menos adiar a execução foram feitas também pela Anistia Internacional, mas os planos esbarraram no apoio popular à pena de morte para traficantes entre a população da Indonésia, que é de maioria muçulmana.
Como última tentativa de evitar o fuzilamento, advogados de Gularte entraram nesta terça-feira (28) com recurso na Corte Administrativa de Jacarta pedindo a revisão do fato do presidente indonésio, Joko Widodo, ter negado clemência ao brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.