12 de fevereiro de 2015

De mascarados a marchinhas, cidades do interior tentam manter tradições no Carnaval

De mascarados a marchinhas, cidades do interior tentam manter tradições no Carnaval
Não é só de circuitos Dodô e Osmar que vive o Carnaval da Bahia. Muitos municípios do interior do estado até reservam espaço para os trios elétricos e camarotes, mas em boa parte deles, máscara, marchinha, charanga, grupos de capoeira e afoxés são mais fortes. Bom exemplo está na cidade de Maragojipe, no Recôncavo, onde o Carnaval dos mascarados é um dos mais tradicionais do estado. 

“Nosso Carnaval é bem local, 80% das atrações são da cidade, são as orquestras, as charangas e os mascarados”, diz o titular do Conselho de Cultura da cidade, Fábio Pereira. Além de os foliões saírem às ruas fantasiados, há concursos de marchinhas, charangas e shows em praça pública. 

CONFIRA TODA A COBERTURA DE CARNAVAL
Este ano, com o tema Maragojipe Canta Seus Filhos, foi confirmada a participação de artistas de fora da cidade, mas cujo trabalho mantém uma identidade com a cultura local: Mariene de Castro, Jota Veloso, Bailinho de Quinta e Jau.
A festa na cidade acontecerá entre sábado e terça-feira, porém os foliões já saíram às ruas no último domingo, durante o Grito de Carnaval, com participação de Jorge Zárath. Já em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, a festa inclui exposição fotográfica, bailes infantis, arrastão cultural, além dos trios.
Em cinco dias de festa, amanhã e segunda-feira, há concursos de mascarados, marchinhas e  grupos culturais, como afoxés, folguedos, capoeira, grupos de dança e personalidades culturais. Também na Região Metropolitana, a festa batizada de Confete e Serpentina, em Madre de Deus, propõe o resgate dos antigos carnavais.
“A gente vai até um pouco na contramão da indústria do Carnaval. A gente quer fazer uma festa diferente, resgatando uma prática antiga, de bailes de fantasia”, diz o secretário de Cultura da cidade, Djalma Thürler.
Em Madre, a folia vai, oficialmente, de sexta a terça-feira. No entanto, hoje já tem Rixô Elétrico, e a festa terá um palco e trios, com atrações como Carla Cristina, Duas Medidas, Gerônimo, Grupo Alma e Peu Meurray, além de Carla Lis, da Banda Didá, e Menos Um no Quarteto.

ATRAÇÕES NO INTERIOR

LAURO DE FREITAS 
Entre sexta e terça-feira,  blocos desfilam pelo centro da cidade. Também haverá concurso de máscaras e um baile infantil no coreto da Praça da Matriz, no domingo. Já na Quarta-feira de Cinzas, o bloco afro Bankoma se apresenta, às 13h, no bairro de Portão. Já a praça Martiniano Maia vai receber atrações de reggae, rock e hip hop.
MADRE DE DEUS
Blocos, concursos de marchinhas, Rei Momo, Rainha do Carnaval e de fantasias, além de blocos e shows de Carla Cristina, Duas Medidas, Gerônimo, Grupo Alma e Peu Meurray, Carla Lis, da Banda Didá, e Menos Um no Quarteto.
MARAGOJIPE
Todos os dias, os festejos começam ao meio-dia e terminam à 1h, já que Os Mascarados, tradicionais na cidade, só podem desfilar com as fantasias até as 18h. Também há concurso de marchinhas e shows de Mariene de Castro e Jota Veloso (domingo), Bailinho de Quinta (segunda) e Jau (terça).
SÃO FRANCISCO DO CONDE  
A festa inclui exposição fotográfica, bailes infantis, arrastão cultural, além dos trios, no domingo e na segunda-feira, com as bandas Segredo do Samba, Banda Lá, Black Style, Virada Louca, Samba Comunidade, Banda Enigma, Nosso Dengo, Nossa Juventude e O Nyppe.
BARREIRAS  
Banda Luxúria, Ara Ketu, Tonho Matéria, Thaeme e Thiago, Banda Batukerê, É o Tchan, Banda Lord City e Fernando & Sorocaba.
ITACARÉ  
As atrações na cidade serão as bandas Psirico, Babado Novo, Trio da Huanna, Naire, Play Way, Lordão, Fantasmão, Guetto é Guetto, Soul Tambor, Kortezia, Nave Louca, Black Style, Vitrola de Luxo, Malubakana, Toa Toa, Bonde do Andrezão, Grupo ÉdoSamba, Amassa e Casa 8.
PORTO SEGURO 
A cidade recebe shows dos artistas Thiaguinho, Alexandre Pires, Acson no Komando, Virou Bahia, É o Tchan, Parangolé, Capitão Axé, André Lima e Rafael, Turma do Pagode, Pagodart, O Poder, Sala do Chefe, Léo Santana, Neto LX, Os Arabianos, Reinaldo (Ex-Terra Samba), Love Beat, Jarley e Banda, Ara Ketu, Rei da Cacimbinha, Fabiano Araújo e Banda, Trio da Huanna, Serginho Massa, Banda Morcegada, No Baianão e Kit Ilusão.
RIO DE CONTAS   
Acontece o Baile Vermelho e Preto, festa tradicional na cidade, além de atrações como as bandas Som do Povo, A Vingadora, Top das Galáxias, Madeirada do Arrocha, Bonde do Paparazzi e Swing do Maluco. No palco alternativo para marchinhas, os grupos Amigos de Rosalino, Panela de Barro e Recordação.
Já a festa particular Rio de Contas Indoor, no dia 15, terá as bandas Seu Maxixe, Na Pegada da Lôra e Maderada.
NOVA VIÇOSA 
Calcinha Preta, A Rappaziada, Negritude Júnior, Igor Kannário, Banda Hera, Banda Tribaleira, Jarley e Banda, Marchinha da Saudade, se apresentam na cidade, além de atrações locais. 
Investimento
Segundo o governo do estado, a Bahiatursa investe R$ 14 milhões no Carnaval das cidades de Maragojipe, Madre de Deus, Porto Seguro, Rio de Contas, Paramirim, Lapão, Serra Grande, Mata de São João e Vera Cruz.
Duas cidades cancelaram o Carnaval deste ano: Alagoinhas, no Nordeste, e Brumado, no Centro-Sul, decidiram suspender a realização dos festejos devido à contenção de gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.