Quando
todos começaram a notar a presença do FIAC, um dos Festivais
Internacionais de Artes Cências mais importantes do mundo em Madre de
Deus, também passaram a perceber que algo de novo se passava por lá. E,
de fato, desde abril, Madre de Deus vem impondo nova e forte identidade
para a política cultural. A razão dessa tranformação foi a entrada do
Professor da UFBA e Diretor de Teatro Djalma Thürler no time de
Secretários do Prefeito Jeferson Andrade.
Thürler, um dos diretores de teatro mais importantes da cena baiana e pesquisador de ponta da UFBA, chegou imprimindo novo ritmo à cultura em Madre de Deus e, sobretudo, uma nova visão sobre como a cultura pode ser experimentada pelas pessoas.
“Aos poucos, o que queremos é o deslocamento do olhar, desviciar, desconstruir, desmancahar para, em seguida, recriar, refazer. Esse é um processo importante na contemporaneidade e é a experiência, o contato e o confronto com a diferença que desestabiliza a certeza”, afirma entusiasmado o Secretário.
Os seus trabalhos em teatro como “O diário de Genet”, “Coral: uma etno(cena)grafia”, “Solo Almodóvar” e “Salmo 91”, ou suas pesquisas sobre a pós-colonialidade e a subalternidade mostram como esse “deslocamento”se dá.
Na noite de 18 de dezembro participou da solenidade de entrega dos prêmios do Edital Cultura e Arte, ação inédita em municípios da Bahia, com excessão de Salvador, que distribui prêmios de R$ 5.000,00 a R$ 45.000,00. Num discurso poético em que recitou o poeta modernista José Régio, Thürler afirmava um compromisso com o Prefeito, o de que a Cultura se transformará num Eixo importante do seu governo.
Para 2015, muitas ações estão previstas como a 2ª edição do FIAC, a 1ª edição da Festa Literária de Cultura e Arte (FLICA) e a criação dos Núcleos Avançados de Dança Contemporânea e Violão.
Sobre seu futuro em Madre, Thürler sentencia: “Meu compromisso com o Jeferson Andrade é estruturar a Cultura na cidade, colocar Madre de Deus na rota Cultural do Estado e destacar a Cultura como uma das principais plataformas do seu governo”.
Em meio ao silêncio provocado pela nomeação de Jorge Portugal para a Secretaria de Cultura do Estado, Madre de Deus parece estar em festa. E está.
Por: Junior Robocop
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.