16 de novembro de 2014

Visita técnica a empresa Positivo em Curitiba

Visita a empresa Positivo em Curitiba, Paraná
Comitiva de Madre de Deus discute métodos educacionais
Fui convidado pelo Secretário de Educação de Madre de Deus, Luís Mário, para fazer uma visita técnica ao grupo Positivo, em Curitiba, com o objetivo de avaliar a assessoria educacional que esta empresa presta ao município de Madre de Deus. Além de mim, outros colegas e técnico da SEDUC reforçaram a nossa comitiva, que pegaram voo na quarta-feira, 12, para a capital paranaense. 

Foram 03 dias de intensas atividades. A empresa Positivo fez questão de mostrar todo o processo de produção do material didático, logística, corpo pedagógico, missão de futuro e também um pouco da cidade curitibana. As 06h30min, horário de verão, na frente hotel, o transporte nos aguarda para rotina profissional. Visitamos o ‘cérebro’ editorial da empresa. Sempre um profissional analisava uma etapa do processo. Desde a pesquisa da fonte de informação a impressão gráfica do material, que chega a mesa do aluno, foi minuciosamente explicada.  

Fomos também visitar a parte mais dura da produção, a impressão dos livros e materiais didáticos. Não foi permitido fotografar. Percebi a presença de muitas mulheres operárias no processo. Trabalho duro e repetitivo, além do forte cheiro de produtos. Há um setor praticamente automatizado, ou seja, o material saia quase pronto – só faltava à máquina ler para a gente. Segundo a representante da Positivo, um ano foi o tempo que os alemães gastaram para montar o mega equipamento na gráfica.

Os dias restantes foram destinados para o debate pedagógico em todas as áreas do saber. Um intensivão de Línguas, Matemática, Humanas e Ciências Naturais foi realizado pela empresa. Desnecessário destacar a competência, simplicidade e gentileza dos condutores da discussão. Além disso, a empresa reforçou a necessidade da rede educacional de Madre de Deus manter a avaliação externa, propondo a continuidade do hábile, e um banco de dados sobre diversos aspectos da Educação de Madre, SIMEB, com o objetivo de tomar decisões eficientes, eficazes e efetivas. Críticas foram feitas ao modelo tradicional de conduzir o saber em pleno século XXI. O portal do Aprende Brasil, rico em recursos online, foi mal aproveitado pela rede de ensino de Madre de Deus, graça a lentidão da Internet nas escolas.

A empresa elogiou a formação dos professores de Madre de Deus, corroborando com a valorização permanente por parte da gestão. A busca da excelência na Educação passa pelo professor. Todo esforço pode ir abaixo se a comunicação entre a SEDUC, Direção Escolar, professores, assessoria Positivo e os alunos não for razoável. Evidente, que toda iniciativa privada visa o lucro. A parceria com a empresa Positivo é uma decisão política, baseada em necessidades. Se a SEDUC avalia que não consegue atender as necessidades do setor educacional através de meios próprios, que seja bem vinda à parceria e que todos os objetivos elencados sejam concretizados em prol dos nossos alunos.

Assista ao depoimento final do Secretário de Educação de Madre de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.