9 de novembro de 2014

Quem tem medo de Enem?

Charge que caiu no Enem, já tínhamos trabalhado em sala

Assim que abri o caderno do Enem 2014 verifiquei que minhas aulas de história estavam em sintonia com quem elaborou as questões. No geral, a prova é cansativa e talvez desnecessária para uma avaliação nacional. Sem dúvida, as provas da UFBA ainda são insuperáveis!

Mas deixa a UFBA de lado. Meus alunos, que prestaram o Enem, devem ter se lembrados das nossas aulas de história na Escola Estadual Cidade de Candeias. Analisando as questões, percebo que não havia nada diferente do que trabalhamos. Acredito que ajudamos os alunos até acertar algumas alternativas de geografia e filosofia pelos temas transversais que discutimos.

Sei que não é fácil lembrar-se de tudo, evidente. Porém, quem seguiu as orientações e fez um pouco de leitura em casa, com certeza se saiu bem nas questões de humanas. Para minha surpresa, até mesmo uma charge do Enem já fora trabalhada em nossa prova. Ainda o ano letivo não acabou, mas provamos que é possível desenvolver conteúdos de qualidade em escola pública.


A Bahia tem uma dívida enorme com os nossos alunos do ensino médio. Ainda a estrutura física é precária em muitas escolas. Nem todos os professores, como eu, têm acesso às tecnologias modernas para desenvolver uma aula melhor. Lousa digital parece coisa do outro mundo. Muitos alunos convivem com a dificuldade de acesso a internet em casa, livros e revistas atualizadas. É um desafio histórico, mas vamos continuar lutando e acreditando que a Educação é um dos caminhos para se construir um mundo verdadeiramente melhor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.