23 de outubro de 2014

Secretaria de Educação da Bahia lamenta morte de estudante em faculdade na Paralela

Railan da Silva Santana era aluno do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia lamentou a morte do adolescente Railan da Silva Santana, 17 anos, em nota divulgada nesta quarta-feira (22). Railan, que era matriculado no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, foi morto a tiros dentro do estacionamento da Faculdade Área1, na Avenida Paralela, ontem de manhã. O corpo do adolescente será sepultado às 16h, no Bosque da Paz.
Ainda de acordo com a secretaria, as aulas no Manoel Novaes estão mantidas nesta quarta-feira. Segundo a família, Railan era estudante do 1º ano do Colégio Estadual Manoel Novaes, no Canela. No momento do crime ele não estava com farda da unidade e levava um cartão da Caixa Econômica, a identidade, três chaves e o celular. “Ele estuda à tarde, mas hoje ele saiu cedo de casa. Ele tinha uma namorada que estudava na Área1 e que mora no Imbuí. Ainda estamos tentando entender o que aconteceu”, disse o tio do adolescente, Nilton Anunciação.
Os familiares garantem que Railan não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade. “A educação dele não foi essa. Ele tinha tudo que precisasse. Era estudioso”, contou o tio. A Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) informou que não há registro de passagem de Railan pela unidade. 
Por meio de uma nota, a Área1 informou que “houve uma tentativa de assalto a um policial que, após a abordagem, reagiu e feriu o assaltante”. Segundo comunicado  da faculdade, a tentativa de assalto ocorreu “na entrada da instituição”. A polícia, no entanto, ainda não identificou o atirador, nem confirma se ela era policial ou estudante da instituição.
Depois de ser atingido, Railan teria pulado a catraca e se abrigado no banheiro, onde foi levado por policiais da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (82ª CIPM/CAB) e encaminhado para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu. Ele foi atingido na cabeça, no braço esquerdo e no tórax.
Câmeras
A faculdade é monitorada por câmeras, que foram analisadas pela polícia à tarde. Segundo nota emitida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Railan aparece entrando pela portaria principal da faculdade, às 8h44, acompanhado de outro rapaz, ambos com mochilas. A mesma câmera registra, em outro momento, a entrada de um homem, que depois aparece com uma arma.
As câmeras também mostram o momento em que Railan entra correndo, já ferido, em um banheiro instalado no 2º subsolo do prédio da faculdade. A perícia também encontrou um rastro de sangue que segue do estacionamento para motos até o banheiro onde ele foi encontrado. A polícia informou ainda que aguarda novas imagens de “dezenas de outras câmeras” que possam mostrar o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.