13 de agosto de 2014

PSB tem até dez dias para pedir o registro de novo candidato, diz TSE


Escolha deve ser feita pela direção dos partidos que compõem a coligação.Não é preciso fazer nova convenção, informa o Tribunal Superior Eleitoral.
Marina pode substituir Eduardo Campos na chapa
O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu os passos que devem ser seguidos pela coligação que reúne os partidos PSB, PPS, PHS, PRP, PSL e PPL para substituir Eduardo Campos na chapa. O PSB tem até dez dias para pedir o registro do novo candidato. A escolha deve ser feita por decisão da maioria absoluta da direção dos partidos que compõem a coligação. E não é preciso fazer uma nova convenção.

“Esse é um momento de consternação. Nós aguardaremos a posição da coligação. Basta uma reunião entre os órgãos de direção dos partidos que poderão deliberar pela escolha ou não de um candidato ou candidata”, explicou Henrique Neves, ministro do TSE.

A lei eleitoral permite que qualquer filiado a um dos seis partidos da coligação seja escolhido candidato a presidente do país. Se a candidata a vice, Marina Silva, que é filiada ao PSB desde o ano passado, for escolhida para substituir Eduardo Campos, ela terá primeiro que cancelar o registro de vice. Depois, a coligação deverá registrar uma nova chapa, incluindo também outro candidato a vice.

Na terça-feira que vem, dia 19, começa o horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão. Por sorteio, Eduardo Campos seria o primeiro a aparecer. Mesmo que o novo candidato à Presidência seja oficializado até lá, não há qualquer restrição para que a coligação exiba imagens ou depoimentos de Campos.

O presidente do TSE, Dias Toffoli, lamentou a morte do ex-governador de Pernambuco. “Hoje é um dia muito triste, uma tragédia que aconteceu, envolvendo um dos candidatos à Presidência da República e outras pessoas. É um momento de pesar”, afirmou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.