7 de junho de 2014

Simões Filho: "tão pegando a gente, tão levando lá pro Cia, pro galpão", diz morador de rua


Moradores de rua estão sendo retirados do Centro da cidade de Salvador e arredores da Arena Fonte Nova. O motivo para a "limpeza humana" seria a realização dos jogos da Copa do Mundo.

"Eles chegam mais a noite, a madrugada, duas, três horas da manhã, pegam a gente dá chute, molha, dá pontapé, tão pegando a gente, tão levando lá pro Cia, pro galpão, já tem uma metade do pessoal tá tudo preso." disse morador rua que não quis se identificar com medo.

De acordo com Maria Sueli, líder do Movimento da População de Rua de Salvador, os moradores de rua vem sendo retirados a força das ruas da capital durante a madrugada utilizando o carro da Limpurb para jogar os pertences dos mesmo no lixo, ela conta ainda, que em caso de resistência, soltam jatos de água ou acionam agentes da Guarda Municipal para a retirada das ruas, depois, levam os moradores de rua em veículos do tipo Kombi, para hotel social.

Segundo Maria Sueli, os moradores estão sendo levados para um hotel social, onde só poderá permanecer por noventa dias, ou seja, período da copa do mundo, depois eles serão jogados para ruas de novo.

O secretario da Secretaria de Promoção Social e de Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, afirmou que as denúncias não procedem, e disse que não pode responder por outras entidades.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia já propôs ação civil pública contra o município, por conta da retirada deliberada de moradores de rua do Centro da cidade e arredores da Arena Fonte Nova. A denuncia foi feita pela  líder do Movimento da População de Rua de Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.