16 de outubro de 2013

Igreja de São Francisco do Conde do século XVII será restaurada

A Igreja de Nossa Senhora do Monte foi construída por escravos no Monte Recôncavo, área remanescente de Quilombo, no ponto mais alto do Recôncavo baiano 
Igreja está fechada há cinco anos por risco de desabamento
Fechada desde 2008 por ameaça de desabamento, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, será restaurada, informou nesta terça-feira, 15, a prefeita da cidade, Rilza Valentim.

A gestora municipal disse que já lançou a licitação para a obra, que será realizada com recursos próprios do município. Cinco empresas estão concorrendo.

"Com as chuvas, as rachaduras nas paredes aumentaram, chegando a um palmo. A gente estava pensando em fazer o escoramento, mas iríamos gastar o mesmo que gastaríamos com uma restauração", disse a prefeita.

De acordo com Rilza, a licitação deverá ser concluída até o final deste mês. O início das obras está previsto para meados de novembro, e a conclusão, para o segundo semestre de 2014.

A Igreja de Nossa Senhora do Monte foi construída por escravos no Monte Recôncavo, área remanescente de Quilombo, no ponto mais alto do Recôncavo baiano.

"Era o local onde o escravos se refugiavam após fugirem dos engenhos. Tem grande importância no contexto histórico do povo e da cidade, além de ter uma vista perfeita para a Baía de Todos-os-Santos", ressalta a gestora municipal.

A Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, que também foi construída no século XVII em São Francisco do Conde e também estava parada, já foi restaurada, após dois anos de obras.

Informações: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.