16 de maio de 2013

16 de maio e a invasão da UFBA

PM baiana, no governo de César Borges, impede manifestação estudantil

Há exatamente 12 anos, a polícia baiana, durante o governo Estadual de Cesar Borges, atualmente Ministro do Governo Dilma (PT), reprimiu brutalmente a manifestação de estudantes e sindicalistas que faziam passeata contra a violação do painel eletrônico do Senado, violação promovida por então Antonio Carlos Magalhães, ACM. 

A passeata foi traumática desde o início. Próxima a Faculdade de Direito da UFBA, os estudantes receberam um duro golpe: a ordem para que os PMs dispersassem os manifestantes a força! Tropa de choque e cavalaria, em plena área federal, ilegalidade nunca antes vista, mesmo nos tempos de ditadura.
Centenas de estudantes, incluindo secundaristas (do ensino médio), foram gravemente feridos pela ação da PM. Parlamentares, políticos e professores tentaram negociar uma saída pacífica, mas foram ignorados pela força do Estado da Bahia. A polícia Federal chegou ao local, porém recuou, informando que não possuía força militar proporcional para impedir a ação e manter o espaço federal pacificado.

Mais uma vez, vale salientar que muitos que agiram contra os estudantes ou patrocinaram a ação covarde, hoje, são cortejados ou mesmo fazem parte do governo Estadual de Wagner (PT) e do governo federal de Dilma (PT). 

Matérias relacionadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.