5 de março de 2013

Quem é vivo sempre aparece



Os estudos mudaram minha rotina intensamente

Nos últimos dias recebi diversos e-mails e mensagens nas redes sociais sobre a pouca presença em Serra Preta, principalmente em Bravo. Entendo a cobrança, já que praticamente todos os fins de semana eu estava por lá. Mas a resposta é simples: excesso de atividades.

Acordo seis da manhã e só durmo bem depois da zero hora. Fim de semana, leitura. Depois que me formei em História em 2002, dedique-me ao ensino em Madre de Deus. 10 anos de muita luta, quase uma geração. Em 2012, a vontade de estudar sistematicamente bateu. Pensei em fazer Mestrado, Comunicação ou Direito. Porém, só tinha o turno noturno para me dedicar ao novo desafio e me inscrevi no último dia para o vestibular de Direito na Universidade Federal da Bahia - UFBA. 

Com a aprovação minha vida teve que mudar totalmente. Já no segundo semestre uma forte greve tomou conta das Universidades Federais de todo o Brasil. Isso significou aulas em todo o verão de 2013. Cada minuto passou a ser importante. Até mesmo o blog sofreu mudanças. Não tenho o mesmo tempo de antes para postar novas matérias regionais. Foco é tudo! Como diz o cantor Renato Russo: “Disciplina é Liberdade”. Estou seguido à orientação fielmente. Falando em disciplina, muitas em Direito são decorebas e acompanhadas de exames ultrapassados, que me perdoem alguns professores.  Ah! Não posso esquecer-me do pragmatismo da ‘chamada’ no início e depois da aula (risos).

Não posso negar também os diversos conceitos que já aprendi na Faculdade. A diversidade de informação é uma realidade. O contato com juízes, procuradores, professores, pesquisadores, profissionais de outras áreas e colegas inteligentíssimos impressionam relativamente. Como tudo na vida, as escolhas nos trazem perdas e ganhos. Não sei se estou seguindo ‘direito’, mas tive que me ausentar fisicamente de vários amigos. Faltei até mesmo à formatura de minha irmã em Feira de Santana e ao encontro do mandato do vereador Magno que ajudamos a eleger em Serra Preta. Desejo sorte a todos e espero que daqui a 04 anos eu volte mais fortalecido para colocar em prática os conhecimentos jurídicos em prol dos mais necessitados, contribuindo para a busca da justiça social. 

Mário Angelo S. Barreto
Acadêmico em Direito - UFBA

2 comentários:

  1. Sérgio Narcizo05 março, 2013

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Querido Mario,

    Realmente a sua falta é notada, mas sei que a sua carga de trabalho é grande. Só através deste sacrifício vc conseguirá realizar mais um sonho. Espero sua volta não só daqui a 4 anos , pois vc faz parte da história do nosso município . Os desmandos são grandes e só através do seu blog o mundo ficava sabendo.
    Pense nisso " Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança." É nisso que me apego para suportar ....

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.