12 de setembro de 2012

Juízes eleitorais solicitam auxílio de tropas federais


Pelo menos 23 dos 102 municípios alagoanos já fizeram o pedido ao TRE; nos últimos 10 anos, 2 prefeitos e 5 vereadores foram mortos 

Railton Teixeira
de Maceió

O histórico de violência em Alagoas em períodos de eleição tem feito com que com que juízes eleitorais solicitem do Tribunal Regional Eleitoral o envio de tropas federais para os municípios de maiores conflitos.

Pelo menos 23 dos 102 municípios alagoanos já solicitaram ao TRE/AL tropas federais, uma vez que o efetivo policial em muitas cidades são de três agentes para cada turno.

Os últimos municípios a solicitarem o envio de forças federais foram Taquarana (43ª zona eleitoral) e Maravilha (50ª zona eleitoral), distantes 111e 226 kms de Maceió respectivamente.

O juiz Geneir Marques de Carvalho Filho, responsável por Taquarana, relatou que o município vive uma situação muito delicada, já que integrantes das coligações “Taquarana Seguindo em Frente” e “Mudança e Compromisso” estão em constantes agressões, inclusive com registro de agressões físicas e verbais.

Em ofício ao presidente do TRE/AL, o juiz titular de Maravilha, Phillipe Melo Alcântara Falcão, destacou que a sua preocupação é em relação ao número de policiais militares que faz a segurança no município que segundo ele, não é suficiente.

De acordo com o TRE/AL, a cidade de Minador do Negrão, distante 169 km de Maceió, é a mais violenta em períodos eleitorais e que desde 2004 as eleições no município só são realizadas com apoio federal.

O saldo da violência política no Estado nos últimos 10 anos resultou na morte de pelo menos dois prefeitos e cinco vereadores. O último assassinato ocorreu em setembro do ano passado quando o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Anadia, Luiz Ferreira, foi assassinado em uma emboscada após anunciar sua pré-candidatura à prefeitura do município.

Fonte: Brasil de Fato

Leia Mais
Prefeito Adeil tenta fechar nosso blog na Justiça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.