Mesmo a maioria do povo sem acesso, candidatos apostam na rede |
A cada eleição a internet torna-se mais necessária nas campanhas políticas. Nas
capitais e muitas cidades avançadas do interior, a internet já é um diferencial
nas campanhas eleitorais.
A internet vem se popularizando numa velocidade imensurável.
As principais armas virtuais para os políticos são as rede sociais como Orkut,
facebook, Youtube, twitter e blogs. Em cidades pequenas ainda tem dificuldade à
maioria da população em acessar a internet. Prefeitura pouco investe na inclusão digital e acesso a rede.
Em Serra Preta, a população faz sacrifício para ter acesso à
internet. Pequenas empresas vendem o serviço via rádio. O sinal é lento e falta
paciência ao usuário, mas é uma das única alternativa possível para se incluir no
mundo virtual. A população paga, em média, 50 reais por mês pelo serviço. Outra
alternativa é utilizando o laboratório de informática das escolas e Infocentro, projeto do Governo Federal.
No Ponto de Serra Preta, a população pode ter acesso à rede
através do velox, banda larga via telefone. Na sede, com sinal de celular, já é
possível contar com a internet móvel. Em Bravo a população não tem acesso a
sinal de celular nem a velox, mas muitos aderiram à internet via rádio. São
mais de 200 usuários com computador na residência com acesso a internet.
E é de olho neste público que os candidatos na eleição 2012
buscam interagir. Adeil e Angélica não perderam tempo e já abriram facebook e
postam vídeo na rede. Adeil, atual
prefeito e tenta a reeleição, postou fotos e textos na rede, mas seu mandato pouco investiu no setor. Não
houve uma preocupação do gestor em ampliar o uso da internet no município. A
zona rural é quase excluída e muitos moradores nunca acessaram a rede.
Angélica, candidata da oposição, se coloca favorável a investir no setor como
forma de modernizar o município. Diz que pretende incluir todo município digitalmente ainda na metade de seu mandato.
Outro objetivo dos candidatos em usar a internet para fazer
campanha é atingir o eleitor que mora fora do município, mas ainda mantém sua cidadania em
Serra Preta. Muitos que moram em São Paulo, Salvador, Feira de Santana e outras
cidades acompanham diariamente a vida política do município através da
internet.
“Se recentemente a família residente em Serra Preta era a
principal formadora de opinião, agora é o filho instruído, que trabalha fora, que
usa a rede é quem orienta os parentes e amigos sobre a melhor alternativa política”,
comenta o historiador Mário Ângelo Barreto, administrador do blog com notícias
regionais e com mais de 100 mil acessos.
Sem dúvida, o cidadão, que usa a rede para opinar e buscar
informação, é um eleitor exigente e está bem mais atento para as propostas e
sinceridade do candidato. Com certeza, se Serra Preta contar com a sorte de um
novo(a) gestor(a) investir na extensão da internet para todos, as campanhas políticas
do futuro serão bem diferentes e mais inteligentes num futuro próximo.
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