2 de agosto de 2012

Serra Preta: Adeil e Angélica apostam nas redes sociais para conquistar votos


Mesmo a maioria do povo sem acesso, candidatos apostam na rede

A cada eleição a internet torna-se mais necessária nas campanhas políticas. Nas capitais e muitas cidades avançadas do interior, a internet já é um diferencial nas campanhas eleitorais. 

A internet vem se popularizando numa velocidade imensurável. As principais armas virtuais para os políticos são as rede sociais como Orkut, facebook, Youtube, twitter e blogs. Em cidades pequenas ainda tem dificuldade à maioria da população em acessar a internet. Prefeitura pouco investe na inclusão digital e acesso a rede. 

Em Serra Preta, a população faz sacrifício para ter acesso à internet. Pequenas empresas vendem o serviço via rádio. O sinal é lento e falta paciência ao usuário, mas é uma das única alternativa possível para se incluir no mundo virtual. A população paga, em média, 50 reais por mês pelo serviço. Outra alternativa é utilizando o laboratório de informática das escolas e Infocentro, projeto do Governo Federal.

No Ponto de Serra Preta, a população pode ter acesso à rede através do velox, banda larga via telefone. Na sede, com sinal de celular, já é possível contar com a internet móvel. Em Bravo a população não tem acesso a sinal de celular nem a velox, mas muitos aderiram à internet via rádio. São mais de 200 usuários com computador na residência com acesso a internet.

E é de olho neste público que os candidatos na eleição 2012 buscam interagir. Adeil e Angélica não perderam tempo e já abriram facebook e postam vídeo na rede.  Adeil, atual prefeito e tenta a reeleição, postou fotos e textos na rede, mas seu mandato pouco investiu no setor. Não houve uma preocupação do gestor em ampliar o uso da internet no município. A zona rural é quase excluída e muitos moradores nunca acessaram a rede. Angélica, candidata da oposição, se coloca favorável a investir no setor como forma de modernizar o município. Diz que pretende incluir todo município digitalmente ainda na metade de seu mandato.

Outro objetivo dos candidatos em usar a internet para fazer campanha é atingir o eleitor que mora fora do município, mas ainda mantém sua cidadania em Serra Preta. Muitos que moram em São Paulo, Salvador, Feira de Santana e outras cidades acompanham diariamente a vida política do município através da internet. 

“Se recentemente a família  residente em Serra Preta era a principal formadora de opinião, agora é o filho instruído, que trabalha fora, que usa a rede é quem orienta os parentes e amigos sobre a melhor alternativa política”, comenta o historiador Mário Ângelo Barreto, administrador do blog com notícias regionais e com mais de 100 mil acessos.

Sem dúvida, o cidadão, que usa a rede para opinar e buscar informação, é um eleitor exigente e está bem mais atento para as propostas e sinceridade do candidato. Com certeza, se Serra Preta contar com a sorte de um novo(a) gestor(a) investir na extensão da internet para todos, as campanhas políticas do futuro serão bem diferentes e mais inteligentes num futuro próximo.

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