1 de junho de 2012

Trezena de Santo Antônio será exibida na internet

Os festejos em homenagem a Santo Antônio abrem o mês de junho e as famosas trezenas movimentam paróquias e comunidades a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 13 de junho, em Salvador. Serão 13 dias de celebração, que terminam na data dedicada ao santo casamenteiro e padroeiro dos pobres.

Este ano, as comemorações da Comunidade do Convento de São Francisco, no Pelourinho, que acontecem às 18h, poderão ser acompanhadas pela internet no site Web Rádio Santo Antônio (www.webradiosantoantonio.org).

Na Arquidiocese de Salvador programações especiais foram preparadas nas paróquias e comunidade em que o santo é patrono.

 
Pelo Interior

 O Trezenário de Santo Antônio, há 25 anos, era uma mistura do profano com o religioso

                                                                                                          Foto Arquivo: Mário Ângelo
Novenas lotadas de fiéis são a marca do evento religioso em Bravo

Em Bravo de Serra Preta, o Trezenário de Santo Antônio é uma das mais tradicionais. O evento é marcante que se confunde com a história do maior Distrito do município de Serra Preta.

É bem verdade que o Trezenário do Bravo perdeu bastante a força se comparado ao passado, mas ninguém nega a importância do evento para o Distrito. O Trezenário de Santo Antônio, há 25 anos, era uma mistura do profano com o religioso. Além das missas diárias e temáticas, banda de sopro, trio elétrico, parque infantil, fogos de artifício e muitas barracas com vendas de comidas típicas e bebidas atraiam público de diversas crenças.

Embora seja um evento católico, o Trezenário de Santo Antônio de Bravo é palco de interesses diversos. É comum a presença de políticos, que desejam se promover perante o público presente. As solteironas também aproveitam o momento para conquistar um casamento.  Pode-se dizer que o evento cumpre a missão de entretenimento noturno, já que em Bravo não se tem teatro, cinema ou outras formas de lazer cultural - sem negar a fé dos católicos, é claro!

Este ano, certamente, será diferente de todos os outros. A igreja Católica passa por reforma e o templo funciona num espaço improvisado. Sendo assim, não há ilusão de um Trezenário com as características do passado, mas que o evento é importante e está na alma dos bravenses, com certeza, é algo indiscutível. Vale a pena participar!

Matéria Relacionada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.