15 de junho de 2012

Oposição tenta se entender

Último suspiro: mais uma rodada de conversa entre a oposição acontecerá no Ponto de Serra Preta 

Em Serra Preta as pré-candidaturas para prefeito ainda continuam no campo da articulação. Muitos municípios já definiram, praticamente, quem disputarão a cadeira executiva. Mas em Serra Preta o jogo das lideranças e partidos faz mistério desde o início do ano.  

Os desentendimentos chegam até mesmo ao prefeito Adeil (PMDB), que tenta a reeleição, mas tem dificuldades para formar sua chapa, já que seu grupo se desfez e ainda é possível perder mais aliados até as convenções. Adeil aposta na máquina pública para segurar os correligionários.

Já a oposição é formada por uma gama de interesses. São quatro ex-prefeitos engrossando as fileiras contra Adeil, mas cada um com seu projeto político próprio. Antônio Carneiro, Dozinho (atual vice-prefeito), Moacyr e Zelito não apoiam a reeleição de Adeil, porém, têm dificuldade em construir uma aliança oposicionista para ganhar facilmente a eleição. Ainda é possível que o ex-prefeito Benedito abandone o barco do prefeito e engrosse as fileiras da oposição.

Quem saiu na frente foi Zelito, que se lançou pré-candidato a prefeito, mas não conseguiu o apoio necessário dos ex-prefeitos. O PCdoB, partido que Zelito está filiado, lançou Angélica com o objetivo de construir o entendimento. Todos dizem que Angélica é um excelente nome, mas nos bastidores há uma desarticulação para que não seja a candidata da oposição.

Antônio Carneiro também tentou avançar o sinal lançando seu filho Franklin como candidato, mas não conseguiu agregar como imaginava. Gil de Celé e Júlio Leal também tentaram representar o poder político dos ex-prefeitos, mas não conseguiram coro suficiente para encabeçar o projeto. Outro nome que surge nos bastidores para ser pré-candidato é Joilson Santos, conhecido como Dó. Este nunca foi candidato, nem é político de carreira. Tal fato pode ser as características necessárias para que os ex-prefeitos possam apoiar. Dó conta com a simpatia de Dozinho e Zelito. Antônio Carneiro também pode apoiá-lo. Além disse, Dó conta com o apoio de alguns comerciantes do Bravo.

A grande discussão em torno do nome de Dó é se ele consegue ganhar espaço nas comunidades, principalmente em Bravo (maior colégio eleitoral), já que ele mesmo diz que não se preparou para uma disputa como essa. Dó é filiado ao PCdoB e uma possível candidatura sua pode esfriar a pré-candidatura de Angélica, já que esta é do mesmo partido. Angélica é pré-candidata e participará da reunião dos ex-prefeitos com o objetivo de conquistar o apoio de todos. 

Analistas dizem que Adeil, prefeito atual (PMDB), e Angélica, oposição (PCdoB), são os dois candidatos com chances reais de administrar Serra Preta nos próximos 04 anos. Quem errar menos e conseguir maior número de apoio ganha a eleição. O grande problema entre os dois é passar confiança. Adeil só perde aliado e Angélica não consegue conquistar os que saem do governo. Até agora, as lideranças correm de Adeil e rejeitam a pré-candidata da oposição. Jogo perigoso para quem desejam ganhar uma eleição. Sem dúvida, o melhor projeto da oposição seria apoiar Angélica. Fabricar um candidato de última hora pode resultar em derrota certa. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Reunião da oposição 

Sábado, 16 de junho

Ponto de Serra Preta

Horário: 19h

Local: Clube de Li - Ponto de Serra Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.