12 de maio de 2012

CRUZ DAS ALMAS: Espadeiros não concordam com MP em acabar com a Guerra de Espadas durante o São João

"Esse ano a decisão está mantida e o MP reafirmou que a Batalha de Espadas em Cruz das Almas está proibida" 
 
Espadeiros não concordam em acabar com a tradicional "Guerra de Espada
Ricardo Alves apoia a tradição
Uma das maiores festas juninas da Bahia e do Brasil está ameaçada. O Ministério Público, alegando falta de segurança e considerando a Espada como uma “arma de fogo”, proibiu desde o dia 09 de junho de 2011 o fabrico, a comercialização e a queima de Espadas na cidade de Cruz das Almas. 

O MP argumenta que a Espada traz risco à vida humana e por conta disso deve ser coibida. Os espadeiros são a favor da regulamentação do material a ser utilizado, da forma como deve ser confeccionada a espada e da sua comercialização, assim como os dias, locais e horários para a queima. Como a decisão, ano passado, foi divulgada “em cima do São João”, a Polícia Militar argumentou não ter capacidade de coibir todos os Espadeiros. E o que houve na verdade em 2011 foi uma Batalha de Espadas reduzida se comparada com anos anteriores.

 Porém, esse ano a decisão está mantida e o MP reafirmou que a Batalha de Espadas em Cruz das Almas está proibida. A população da cidade, que é a favor das Espadas, acusa a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de omissão com relação ao fato. O São João de Cruz das Almas tem sua tradição enraizada na Guerra de Espadas. Sem o evento, essa festa corre o risco de perder turistas e a própria cidade perde com arrecadação no período junino.

Os Espadeiros e simpatizantes organizaram nesse sábado, 12 de maio de 2012, uma manifestação pelas principais ruas da cidade cobrando do Poder Público providências em relação à proibição instaurada.

Redação exclusiva para o nosso blog: Ricardo Alves, Contador, Forrozeiro e morador de Cruz das Almas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.