26 de março de 2012

Lagoa que deu origem ao nome do povoado da Lagoa da Caiçara não resistiu à seca

Embasa patrocina festa no povoado, mas não se empenha para levar água potável para a população da Lagoa da Caiçara
Histórica, a lagoa agora espera por chuvas para continuar abastecendo o povoado
Seca, a prefeitura deveria aproveitar para limpar e ampliar a lagoa
A maior aguada do povoado da Lagoa da Caiçara, município de Serra Preta, está seca. É a principal fonte fornecedora de água do povoado. Moradores estão desesperados com a estiagem que continua implacável.

O irônico é que o povoado da Lagoa da Caiçara realizou uma festa de Vaqueiro e teve como um dos patrocinadores a EMBASA, mas a localidade ainda não conta com os serviços da empresa baiana de fornecimento de água. Cobranças já foram feitas ao diretor da empresa em Feira de Santana, mas até agora a Lagoa da Caiçara não conta com os serviços.

Outro patrocinador da festa foi à prefeitura, mas pouca ação se tem notícia para combater a seca.  Prefeitura patrocinou bandas e segundo moradores, que não desejam ser identificados, cervejas foram patrocinadas pelo prefeito, mas nenhum projeto consistente de convivência com a estiagem foi divulgado durante a festa. Na verdade, o grupo do prefeito utilizou a festa, com grande presença de público, para fazer campanha antecipada, o que é proibido pela Lei eleitoral.

Abandono

 Lavanderia comunitária totalmente depedrada pelo tempo, por vândalos e por descaso do poder público

Lanvanderia comunitária educa moradores a não lavar roupas dentro da lagoa
Prefeito que gosta de reforma ainda nada fez na lavanderia da Lagoa da Caiçara
Além de seca, percebe-se que o projeto da lavanderia comunitária está abandonado há anos. O local está necessitando de reforma urgente. Os moradores dizem que o local é próprio para a presença de “malandros” à noite, tornando o local perigoso.

As lavanderias são importantes porque substituíram com a prática cultural de lavar as roupas dentro das lagoas, ainda comum em outras localidades de Serra Preta.

Fotos: Zelito Leite

4 comentários:

  1. As pessoas que poderiam reevindicar essa situação seria os jovens, mas uma grande parte dos jovens da Lagoa estão se afundando nas drogas. Triste fim!

    ResponderExcluir
  2. Mário, vejo as pessoas aceitando a situação normalmente como se nada estivesse acontecendo. São poucos como você que se preocupam com uma mudança para melhor. Acho que aqui não tem jeito não e se tem será para muitos anos ainda. Triste realidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, obrigado por participar do Blog. Realmente a realidade de Serra Preta não é fácil, mas não podemos desistir jamais. São os seres humanos que fazem o curso da história, portanto, somos nós, em ação coletiva, que podemos mudar. Cada contribuição, por mínima que seja, ajuda na transformação de mentes. Vamos conversando com nossos amigos e vizinhos que é possível um novo governo, uma nova postura, uma nova realidade. Acredito nisto! Por mais que a conjutura é de pessimismo, amanhã será outro dia. Um abraço!

      Excluir
  3. Quando era criança ia visitar minha avó Celina e minha parentela na lagoa , era tão limpa e cheia de vida, corta o coração vê-la desta forma cabe agora a população reivindicar seus direitos e cobrar do governo uma imediata solução ou sera que só sabem fazer propagandas que são exibidas do água para todos?
    ERICA SANTOS

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.