16 de março de 2012

Ator George Clooney é preso durante protesto na embaixada do Sudão

O ator e diretor de cinema George Clooney foi levado algemado acusado de invadir a embaixada do Sudão em Washington, em um protesto contra as ações do presidente Omar al Bashir, nesta sexta-feira (16).
Clooney teve os braços amarrados por um lacre
Clooney, seu pai Nick e outros ativistas ignoraram três alertas policiais para deixarem a área da embaixada e foram levados algemados em uma van do Serviço Secreto.

O ator tem se tornado um fervoroso militante pela causa do país africano, denunciando a crise humanitária que assola as regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul. Na quinta, ele esteve na Casa Branca para tratar do tema com o presidente Barack Obama.

Após a reunião, ele disse que pediu a Obama que convença a China a unir-se à pressão internacional sobre o governo sudanês com o objetivo de permitir que as forças de socorro entrem na fronteira sul do país, castigada pela fome.

Nesta semana, o ator também esteve na Comissão de Relações Internacionais do Senado para falar sobre o tema.

Clooney viajou recentemente a Kordofan do Sul, um estado do Sudão onde os combates entre o exército de Cartum e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram à fome.

De volta aos Estados Unidos, o ator acusou o governo de Cartum de crimes de guerra, falando ante uma comissão do Senado.

Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento".

O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois em Kordofan do Sul e perto do estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.

Fonte: Correio

Um comentário:

  1. Fala-se tanto que o cinema de Hollywood é só comercial e blá blá blá, mas fazer o que atores como George Clooney, Angelina Jolie, Martin Sheen, Daryl Hannah, Steven Segal, Geena Davis, Sean Penn, Anne Hathaway, Danny Glover, Richard Gere, Tim Robbins, Bill Cosby fazem, ninguém vê por aqui.

    Onde estão os atores, cantores, jogadores de futebol do Brasil que ganham milhões? Que causas eles apoiam além das suas próprias?

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.