12 de janeiro de 2012

Entrevista

O nosso Blog traz uma série de entrevista através da sessão O Paredão. Embora já contamos com três boas entrevistas, Rusenil Batista Leite inaugura de fato a sessão. Acompanhe:

 "A corrupção no Brasil é um fenômeno crônico, está presente nos três Poderes: Executivo, legislativo e no Judiciário".


RUSENIL BATISTA LEITE é morador do Distrito de Bravo - Serra Preta e crítico social. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB), Advogado, Ex-Procurador do Município de Nova Soure (2010 -2011); Ex-Servidor Público do Tribunal de Justiça da Bahia (2011), atualmente é Servidor Público do Tribunal Regional do Trabalho da 5º Região e cedeu via e-mail esta exclusiva entrevista para O Paredão.

Blog: como sua profissão pode contribuir para uma sociedade melhor?

Diante de tantas carências pelas quais passa o povo brasileiro, o advogado promove a defesa dos direitos e da cidadania. Assim, o advogado presta serviço público e exerce função social. Num Estado Democrático de Direito, a atuação do advogado é indispensável não somente no imenso quadro da administração da Justiça como também no universo dinâmico das relações sociais. O exercício da Advocacia está compromissado com a dignidade e a preservação dos direitos da pessoa humana. Por isso mesmo, cultivamos a inesgotável capacidade de nos indignarmos diante de realidades injustas, cobrando uma postura mais ética dos governantes, dos políticos, dos empresários e de outros seguimentos da sociedade. Assim, o advogado contribui para construir uma sociedade melhor.

Blog : O que é justiça?

O conceito de justiça é muito subjetivo, para conceituá-la, no mínimo daria para escrever um livro,  já que cada época histórica tem a sua ideia de justiça, depende da escala de valores dominantes nas respectivas sociedades. A justiça, em sumo, funda-se no valor da pessoa humana, em determinada época histórica.

Blog: O que você achou sobre a declaração da Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, sobre a existência de “bandidos escondidos atrás da toga” no Brasil?

A corrupção no Brasil é um fenômeno crônico, está presente nos três Poderes: Executivo, legislativo e no Judiciário. No judiciário não é novidade, quem nunca ouviu falar em uma sentença vendida? Isso nunca foi novidade, a novidade claro, é que tem pelo menos uma pessoa que parece querer mudar as coisas no judiciário! Este é o ponto positivo da Ministra  Eliana Calmon, e de sua luta hoje. Devemos apoiar a Ministra Eliana Calmon? Sem dúvida! Mas a sociedade deve participar da retirada desses “ bandidos escondidos atrás das togas” que estão instalados nos judiciários brasileiros. É contra este tipo de coisa que precisamos lutar, Juízes são funcionários públicos e devem satisfação a população. Sendo assim,devem ser punidos com extremo rigor, quando pegos cometendo ilícitos.

Blog: Em Serra Preta, a participação do Estado para resolver os problemas da violência é satisfatória?

A criminalidade continua crescendo nos municípios do interior do Brasil. A pesquisa tem apontado que os pólos da violência têm se deslocado das capitais para os pequenos Municípios dos estados. Assim, o Município de Serra Preta, não foge a regra. Nos últimos anos, o Município de serra Preta não houve Política especifica para combater a criminalidade. Em Serra Preta são precárias as condições sociais, a qualidade de vida é acentuadamente degradada, já que não existe uma política voltada para a população que vive na situação de vulnerabilidade social. Assim, a violência tende a crescer.

Blog: você trabalhou na prefeitura de Serra Preta na gestão atual e saiu. Como você avalia como cidadão o governo de Adeil?

O assistencialismo e o paternalismo estão enraizados no Município de Serra Preta, fato que marca o governo atual, bem como os anteriores. Não vemos uma gestão Pública gerencial, voltada para uma visão futura, que garanta uma melhoria na qualidade de vida da população, com investimentos na educação, saúde, esporte e outros. A população não participa na execução e no controle de gasto público, ou seja, não existe um orçamento participativo. Uma administração moderna, a população deve participar diretamente, já os próprios habitantes sabem onde e como investir o dinheiro público, que advém do bolso de cada um deles - contribuintes. No governo atual de Serra Preta, bem como nos anteriores não consta que a população tenha participado diretamente na decisão de aplicação de recursos públicos. Uma administração que a população não participa, dificilmente teremos uma administração de sucesso.

Blog: O que você espera para 2012?

Em 2012, teremos as eleições municipais, será a primeira em que candidatos estarão sob as limitações impostas pela Lei da Ficha Limpa e farão campanhas num cenário de ofensivas judiciais que resultaram na cassação de vários prefeitos eleitos em 2008.  Assim esperamos que a população tenha critérios nas escolhas dos seus representantes Municipais para termos bons administradores. Espero também que em 2012, seja julgado o caso do mensalão, um dos maiores escândalos políticos da história do Brasil e que os verdadeiros culpados sejam condenados.

Leia outras entrevistas na sessão O Paredão

Um comentário:

  1. Boa entrevista, mário. Espero ler outras legais e críticas como essa, embora acredite que Justiça é todos viverem com dignidade e terem acesso aos bens produzidos pela humanidade. Concordo que Adeil acabou com o esporte e o lazer e só deve promover algo este ano porque é ano de eleição, mas o povo tá de olho bem aberto, até quem votou nele tá abandonando o barco.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.